(1,0)
A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:
Nas aulas com o conteúdo dança, o aluno pode alongar-se, contorcer-se e curvar-se na realização de uma coreografia. Essas habilidades da dança são classificadas como movimentos de:
À escola é atribuída uma função social, e essa deve servir como ponto de partida de uma proposta pedagógica que trata do conteúdo esporte. Um professor de educação física que impõe padrões predeterminados de desempenho físico aos seus alunos, aproxima sua prática pedagógica de qual dimensão social do esporte?
Quando opta por uma temática de aula, que apresenta aos alunos as mudanças históricas ocorridas na prática das modalidades esportivas, o professor de educação física privilegia os conteúdos da dimensão:
O lazer é uma atividade que está presente em nossa sociedade e que proporciona muitos benefícios para a melhoria da qualidade de vida da população. A dimensão social que privilegia os diferentes campos de interesse do lazer é a do esporte:
Em uma aula com o tema handebol, os alunos foram incentivados a realizar diferentes atividades com o fundamento passe. Pode-se concluir que essa aula privilegia os conteúdos da dimensão:
Um professor de educação física decidiu apresentar aos seus alunos o basquete 3 X 3. Em sua primeira aula, ele foi questionado por seus alunos a respeito da quantidade de jogadores em uma equipe e do tempo regular de duração do jogo. Assinale a alternativa que responde correta e respectivamente ao questionamento dos alunos.
Assinale a alternativa em que todos os fundamentos apresentados estarão presentes em uma aula de basquete 3 X 3.
Um professor de educação física abordou, no decorrer do ano letivo, os conteúdos: esporte, jogo, dança e brincadeiras populares. Percebe-se que esse professor criou a oportunidade para que seus alunos vivenciassem diferentes conteúdos pertencentes à(ao):
Em sua primeira aula com o conteúdo voleibol, o professor de educação física fez questão de apresentar aos seus alunos as dimensões da quadra desse esporte e suas linhas de marcação. Essas linhas apresentam uma característica em comum, todas possuema largura de:
Em um jogo de voleibol, realizado na aula de educação física, as equipes participantes alcançaramo placar de 24 X 24 no set.O professor de educação física aproveitou a oportunidade para explicar aos seus alunos que, nessa situação de empate, a equipe vencedora será a que conseguir abrir, no set, uma diferença mínima, no placar, de:
Assinale a alternativa que apresenta um fundamento técnico do tênis de mesa.
O saque, no tênis de mesa, é um movimento que, de acordo com sua intenção, poderá ser classificado como uma habilidade de:
Assinale a única alternativa que apresenta as formas de empunhadura da raquete no tênis de mesa.
No tênis de mesa, existem basicamente três tipos de efeito que o jogador poderá aplicar na bola. Assinale a alternativa que apresenta um desses tipos de efeito.
Recuperar senha