(1,0)
Na alfabetização inicial, existem habilidades que devem ser promovidas em sala de aula a fim de favorecer a apropriação do sistema de escrita pelos estudantes. Em relação a essas habilidades, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(_) Classificar as palavras quanto ao número de sílabas. (_) Produzir (dizer) uma palavra que rima com outra. (_) Separar as palavras em sílabas orais.
A noção de competência é descrita como uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. A competência pode ser descrita em outras competências complementares, dentre elas:I. Os tipos de situações das quais dão um certo domínio.II. Os recursos que mobilizam os conhecimentos teóricos, as atitudes, o savoir-faire e as competências mais específicas, os esquemas motores, os esquemas de percepção, de avaliação, de antecipação e de decisão.III. A natureza dos esquemas de pensamento que permitem a solicitação, a mobilização e a orquestração dos recursos pertinentes em situação complexa e em tempo real.Estão CORRETOS:
Luquet foi um dos primeiros estudiosos a se interessar pelo desenho da criança do ponto de vista de seu desenvolvimento cognitivo. Sobre os estágios do desenvolvimento gráfico definidos por Luquet, analisar os itens abaixo:I. As fases propostas por Luquet têm um paralelo direto com a idade da criança, não dependendo das suas interações com esse objeto de conhecimento e a linguagem do desenho.II. No realismo visual, os objetos passam a ser representados de acordo com a perspectiva, e os detalhes passam a ter por finalidade particularizar as formas que antes eram genéricas. Há, portanto, um aprimoramento do sistema do desenho construído no estágio anterior, o realismo intelectual.III. O estágio do realismo intelectual subdivide-se em desenho involuntário e desenho voluntário.Está(ão) CORRETO(S):
As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são desenvolvidas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio e pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. Todavia, para que haja a continuidade da aprendizagem matemática, essas situações devem ser pautadas em:
Considerando-se as habilidades matemáticas humanas divididas em habilidades primárias e secundárias, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(1) Habilidade primária. (2) Habilidade secundária.(_) Aritmética (cálculo e problemas verbais). (_) Contagem. (_) Subitização. (_) Conceito de número.
Recuperar senha