(1,0)
Um professor de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental embasa sua prática pedagógica na teoria de Jean Piaget. Na aula sobre o tema força e movimento, na abordagem construtivista, esse professor deverá:
Em uma escola há 32 professores de ciências exatas, o que corresponde a 20% do total de professores dessa escola. Assim, pode-se afirmar que tal escola conta com um total de:
No recente documento da Base Nacional Comum Curricular é indicado que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Ciências precisam promover interações nas quais as crianças possam investigar e explorar seu entorno e ampliar seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural. Para tanto, devem ser explorados os elementos característicos de um processo de investigação em ciências. Os elementos do processo investigativo da Ciência, que podem ser explorados pelo professor a partir de situações-problema do cotidiano, bem como sua principal função, estão contidos em:
Em um grupo de 20 professores, há 12 homens e 8 mulheres. Sabe-se que, dentre os homens, 6 são professores de matemática, 4 de português e 2 de ciências, e dentre as mulheres, 5 são professoras de matemática, 2 de português e 1 de ciências. Escolhendo-se aleatoriamente uma pessoa desse grupo, qual a probabilidade de ele ser um homem ou uma professora de ciências?
Em uma escola, há 5 professores da área das ciências exatas e naturais, 12 professores da área das ciências humanas e 6 professores da área das ciências sociais. Uma comissão, para definir a organização da Festa da Família na escola, será formada por 2 professores da área das ciências exatas e naturais, 4 professores da área das ciências humanas e 2 professores da área de ciências sociais. Pode-se afirmar que a quantidade de comissões diferentes que é possível formar é igual a:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O esqueleto humano é formado pelos ossos, estruturas calcificadas que incluem também nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O sistema esquelético está presente em todos os membros do corpo humano, pois a sua função é impedir a proteção dos órgãos vitais do corpo, como pulmões, coração e órgãos do sistema nervoso central.
II. No ser humano, o músculo estriado cardíaco constitui o miocárdio (músculo do coração) e apresenta contração voluntária. Esse músculo é a própria parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa epicárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Atualmente, os educandos têm acesso facilitado a uma grande quantidade e diversidade de informações sobre sexualidade disponível nos meios de comunicação e na Internet. Assim, a escola deve adequar-se a essa nova realidade e desenvolver um trabalho de orientação sexual que se faça problematizando, questionando e ampliando o leque de conhecimentos e de opções para que o próprio aluno escolha seu caminho, conheça seus direitos e responsabilidades em relação à própria sexualidade e à dos demais indivíduos.
II. Os vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de autorreprodução celular. Ou seja, o vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células de hospedeiros viventes. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é estimulada a fabricar cópias do vírus original.
I. O epitélio é um tecido animal constituído por células justapostas, com pouca substância intercelular, que reveste superfícies expostas, cavidades e dutos. No ser humano, sua função é bem definida, pois inclui as funções de absorção, como nas glândulas, e a secreção, como nos pulmões.
II. Os leucócitos são células sanguíneas conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo. Os leucócitos apresentam a capacidade de passar pelas paredes dos vasos sanguíneos para o tecido conjuntivo, fenômeno chamado de difusão interna. Também contribuem para o transporte de oxigênio e para a manutenção da temperatura corporal em seres humanos.
I. Os canais deferentes são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Esse canal muscular conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.
II. As placas tectônicas são blocos que formam a crosta terrestre. O movimento dessas placas é constante, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras. Na Terra, a movimentação das placas tectônicas provoca dobras e falhas na superfície das regiões que estão localizadas nos contatos entre essas placas.
I. As fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem ter entre trinta e cinquenta micrômetros de comprimento e possuir um ou mais núcleos. No corpo humano, os músculos dos braços, das coxas e das pernas apresentam unidades motoras com aproximadamente trinta fibras, o que permite ao indivíduo realizar movimentos complexos com o próprio corpo.
II. A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino. Ela está localizada abaixo da bexiga urinária e sua função principal é a de secretar substâncias alcalinas que têm funções específicas no corpo humano.
I. O processo avaliativo exige planejamento e empenho por parte do educador, pois a avaliação educacional deve considerar apenas a interpretação quantitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Esse processo ocorre através de vasos sanguíneos que podem ser de três tipos básicos: artérias, veias ou capilares.
I. O reino Metaphyta ou reino Plantae é composto por seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos. São exemplos de organismos do reino Plantae o Pau-Brasil, o Ipê Roxo e os Girassóis.
II. As bactérias podem viver no ar, na água, no solo, dentro de outros seres vivos, e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas à maioria dos seres vivos. As bactérias apresentam uma morfologia simplificada, sendo a maioria em formas comuns (cocos, bacilos e espiralados) e outras em formas especiais (quadradas e estreladas). Esses seres, por serem procariotos, apresentam uma organização celular simplificada, sem organelas. Assim, a principal característica é ter o material genético sem carioteca e sem histonas, enquanto os eucariotos apresentam tais elementos.
I. As instituições de ensino, no Brasil, possuem autonomia em relação a diversos aspectos, mas não estão isentas de agir em conformidade com a legislação vigente e com os princípios éticos. Nesse contexto, os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
II. As células procariontes e as células eucariontes apresentam particularidades diretamente relacionadas às características evolutivas dos indivíduos que compõem. As células procariontes, por exemplo, existem em mamíferos e bactérias, enquanto as células eucariontes, por sua vez, estão presentes exclusivamente nas plantas.
I. A psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino e aprendizagem em diversas vertentes, como os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos e as estratégias pedagógicas mais adequadas às particularidades dos alunos. O conjunto de conhecimentos socialmente construídos pelos principais pesquisadores e autores nessa área impede o educador de adquirir as habilidades necessárias para lidar com situações próprias do ambiente escolar, pois as diferenças e particularidades dos estudantes devem ser consideradas desde o planejamento do trabalho na instituição de ensino até o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
II. O esqueleto humano constitui-se de peças ósseas (ao todo 206 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos. No entanto, permitir o deslocamento do corpo humano, com a participação dos sistemas muscular e nervoso, não é uma das funções desse sistema, pois essa é uma atribuição do sistema linfático.
I. Os protoplastos das células parenquimáticas comunicam-se uns com os outros por intermédio de delgados filamentos citoplasmáticos, denominados plasmodesmos, que atravessam as paredes. Os plasmodesmos podem agrupar-se nas pontuações ou distribuir-se por determinadas paredes. São filamentos contínuos, de protoplasto a protoplasto.
II. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fémur, que fica na coxa, e o menor o estribo, que fica dentro do ouvido. No esqueleto humano, o membro superior articula-se ao tronco por meio do cíngulo do membro superior (cintura escapular), composto pelos ossos clavícula e escápula.
Recuperar senha