(1,0)
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.“Agora eu era o heróiE o meu cavalo só falava inglêsA noiva do cowboyEra você além das outras trêsEu enfrentava os batalhõesOs alemães e seus canhõesGuardava o meu bodoqueE ensaiava o rock para as matinês"João e Maria (Chico Buarque)“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."(PCN – Artes)Sob essa perspectiva, o referido documento relaciona como um dos objetivos gerais do ensino do Teatro:
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.“Agora eu era o heróiE o meu cavalo só falava inglêsA noiva do cowboyEra você além das outras trêsEu enfrentava os batalhõesOs alemães e seus canhõesGuardava o meu bodoqueE ensaiava o rock para as matinês"João e Maria (Chico Buarque)“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."(PCN – Artes)Um dos conteúdos do ensino do Teatro definidos pelo documento em referência é: Exercício constante de observação e análise diante das propostas e cenas de colegas, por meio de formulações verbais e escritas. Este conteúdo está contido no eixo denominado Teatro como:
A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:
As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:
Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:
A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:
Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:“As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenhoNa descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::
Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, revolucionou os espaços arquitetônicos, na década de 40, com o projeto feito para a Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde usou pela primeira vez, os seguintes recursos arquitetônicos:
A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:
“Aprender arte com sentido está associado à compreensão daquilo que é ensinado.”PCNOs PCNs indicam que a ordem com que são abordados os conteúdos em arte deve ter, basicamente, o seguinte ponto de partida:
Produzir graus distintos de suavidade e de forte com a voz e um instrumento é um exercício que tem como objetivo a conscientização do elemento básico da linguagem musical chamado:
A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:
• O nascimento da ópera• A expansão da orquestra• O florescimento da música instrumental que passa a ter a mesma importância da vocalOs tópicos citados acima representam o período da música universal denominados:
Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:
Uma aula de música que apresenta como proposta a construção de instrumentos de percussão, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais situa-se dentro do processo ensino-aprendizagem relacionada ao seguinte eixo norteador:
Recuperar senha