(1,0)
Alguns estudos relacionados aos efeitos da compactação do solo sobre o potencial mátrico, a aeração e o crescimento radicular determinam que a compactação do solo geralmente tem o efeito de reduzir a quantidade de água disponível para as plantas. Nesse sentido, são quatro os fatores responsáveis por esse efeito:I. A compactação do solo reduz os macroporos e microporos, resultando em poros ainda menores; à medida que as partículas de argila são aproximadas pelo processo de compactação, a resistência do solo pode se tornar superior a 2.000 kPa, nível considerado limitante à penetração radicular.II. A redução na macroporosidade geralmente significa menos água retida na capacidade de campo.III. Com a redução da quantidade de microporos, há menor porosidade de aeração quando o solo está próximo da capacidade de campo.IV. O surgimento de microporos muito pequenos aumenta o valor do ponto de murcha permanente e diminui a quantidade de água disponível.Quais estão INCORRETOS?
No solo, a água está intimamente associada com partículas sólidas, particularmente aquelas de tamanho coloidal. A interação entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as nomenclaturas dos métodos de medida de água no solo às suas respectivas descrições.Coluna 11. Tensiômetro. 2. Câmara de pressão. 3. Psicrômetro. 4. Reflectometria de microondas (TDR). 5. Gravimétrico.Coluna 2( ) Utilizado para construção da curva característica de água no solo.( ) Relativamente caro, possui ampla faixa de leitura e precisão de aproximadamente 50 kPa.( ) Precisão de 0,1 a 1 kPa, possui faixa de leitura limitada, é barato, pode ser automatizado e necessita de manutenção periódica.( ) Pode ser automatizado, possui precisão de 1 kPa, requer guias de onda e é um instrumento de alto custo.( ) Amostragem destrutiva, lenta (1 a 2 dias), exceto com utilização de micro-ondas; é o método padrão para calibração.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Além de estar disponível em quantidade suficiente para a irrigação, a água deve apresentar boa qualidade. A qualidade da água utilizada para irrigação pode variar em função das condições da fonte de onde é retirada. Por exemplo, as águas retiradas de poços profundos podem apresentar características bastante diferentes das águas de superfície em uma mesma região. A qualidade da água deve ser avaliada por meio de análise que verifique suas condições físicas, químicas e biológicas. Alguns elementos, se presentes na água, prejudicam a sua qualidade, podendo acarretar problemas na irrigação. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Cálcio e magnésio (água “salobra”) podem causar, com o tempo, o entupimento de gotejadores e microaspersores e incrustações nas tubulações.( ) Contaminantes biológicos aumentam as possibilidades de entupimento do sistema de irrigação e dificultam seu manejo.( ) Material sólido pode contaminar o irrigante e os consumidores dos produtos.( ) Alguns elementos presentes na água podem prejudicar o desenvolvimento das plantas quando em quantidades elevadas.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os métodos de irrigação localizada aplicam a água próxima à superfície do solo e das raízes das plantas em menores quantidades e irrigam apenas uma parte da área. Por suas características, sofrem pouca influência do ________, permitem a fertirrigação e adaptam-se a um grande número de cultivos. É necessária a instalação de sistemas de filtragem da água para evitar o entupimento dos ________, que possuem saídas estreitas que podem ser obstruídas com facilidade. A escolha do sistema de ________ deve ser feita de acordo com a qualidade da água utilizada e com o tipo de emissor. Os filtros mais utilizados para a irrigação localizada são os de ________ e os de tela.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Sobre a agricultura de precisão, analise as assertivas abaixo:I. A agricultura de precisão deve ser vista como forma de gerenciamento da produção agrícola, o qual tem o objetivo de aumentar o retorno econômico e reduzir o efeito ao meio ambiente por meio de gerenciamento da variabilidade espacial e temporal do campo. Essa forma de gestão incorpora diversas áreas da ciência, tais como ciências agrárias, engenharias, geoestatística, ciências da computação, entre outras, resultando em um sistema com caráter multidisciplinar.II. A evolução da instrumentação embarcada nessas máquinas também propiciou a inovação no uso adequado das tecnologias em aplicações agrícolas. Entretanto, talvez o avanço, que se diferencia de um padrão de máquinas, tenha duas características muito distintas de uso: uma é a existência de acoplamento de dois elementos, o trator e o implemento agrícola, cuja conexão forma um sistema de trabalho; a outra provém da própria natureza dos processos de produção da agricultura. A subjetividade e o comportamento reativo das variáveis exigem uma interação com um sistema de suporte à decisão muito mais intensa e complexa.III. Atualmente, os sensores utilizados para medir grandezas ou variáveis para monitorar e, eventualmente, controlar as máquinas na busca de eficiência operacional mecânica como rotação, consumo de combustível, posição de elementos de máquinas, temperatura, entre outros, podem ser considerados convencionais e são constituídos de elementos de transdução conhecidos.IV. A evolução tecnológica ocorrida nas máquinas agrícolas nas últimas décadas é perceptível. Com a busca do incremento da capacidade operacional, as dimensões e velocidade de operação das máquinas aumentaram e, consequentemente, a potência instalada também aumentou. A abertura do mercado nacional para produtos importados trouxe consigo um salto tecnológico e a possibilidade de adoção de novas práticas e tecnologias que até então não estavam disponíveis.Quais estão corretas?
Recuperar senha