(1,0)
A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:
Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:
A LDB __ a educação escolar, que se desenvolve, ___, por meio do ensino, em instituições ___. Preenchem adequadamente as lacunas as respectivas palavras:
A educação básica poderá se organizar, exceto:
Seber, em "Construção da Inteligência pela Criança", relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:
Na visão humanista da educação
I - Esta abordagem dá ênfase ao sujeito. Privilegia-se a interação estabelecida entre as pessoas envolvidas na situação de ensino-aprendizagem.
II - A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável;
Dos itens acima:
Não é um pressuposto básico da avaliação:
Com base na leitura do livro "A Prática Educativa" de Antoni Zabala, o termo que engloba valores, atitudes e normas, refere-se à aprendizagem do conteúdo:
É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:
Ao invés de se isolar ou de compartimentar o ensino e a aprendizagem, a relação entre os Temas Transversais e as áreas deve se dar de forma que:
I- as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência social propõem;
II- haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados na perspectiva de respondê-las.Essas afirmações:
Com base nos PCN para o ensino fundamental, julgue os itens a seguir:
I- O ensino da Língua Portuguesa tem sido marcado por uma sequenciação de conteúdos que se poderia chamar de aditiva: ensina-se a juntar sílabas (ou letras) para formar palavras, a juntar palavras para formar frases e a juntar frases para formar textos.
II- Essa abordagem aditiva levou a escola a trabalhar com "textos" que só servem para ensinar a ler. "Textos" que não existem fora da escola e, como os escritos das cartilhas, em geral, nem sequer podem ser considerados textos, pois não passam de simples agregados de frases.Essas afirmações:
Para Paulo Freire em - Pedagogia da Autonomia, faz parte do pensar certo:
I. O gosto da raivosidade irrefreada e a não disponibilidade ao risco;
II. O gosto da generosidade que, não negando a quem o tem o direito à raiva, a distingue da raivosidade irrefreada;
III. O gosto pelo treinamento progressivo;
IV. O gosto pelo treinamento operário.Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa incorreta. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
Consta na Lei nº 9.394/96 que os docentes incumbir-se-ão de:
Com relação a Paulo Freire:
I - A busca do tema gerador objetiva deixar claro o pensamento do homem sobre a realidade e sua ação sobre ela;
II - O diálogo implica numa relação horizontal de pessoa a pessoa, sobre alguma coisa e, nisto reside o conteúdo programático da educação.
Recuperar senha