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A Resolução CNE/CEB n. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:
Analise as afirmativas abaixo, a respeito da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e assinale a alternativa correta.
I. É um instrumento estatístico utilizado na coleta de dados para sistemas de gerenciamento de informações.
II. É um instrumento de pesquisa para medir resultados, qualidade de vida ou aspectos ambientais.
III. É um instrumento clínico utilizado na avaliação de necessidades e na compatibilidade dos tratamentos.
IV. É um instrumento de política social utilizado no planejamento de sistemas de previdência social e implementação de políticas públicas.
V. É um instrumento pedagógico utilizado na elaboração de programas educativos e realização de ações sociais.
Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O modelo social de deficiência propõe uma crítica à noção de tragédia pessoal e compromete a sociedade com a produção da experiência da deficiência.
( ) O modelo biomédico compreende a deficiência como uma relação entre o corpo com lesão e o contexto social e sugere uma mudança no ambiente para acolher a diversidade humana.
( ) O modelo social de deficiência compreende que a experiência da condição de deficiência e o enfrentamento de barreiras são inerentes ao ciclo de vida humana.
( ) O modelo biomédico valoriza a transversalidade da deficiência, de modo a relacioná-la com categorias de gênero, raça, idade, religião e classe social.
( ) O modelo biomédico traz contribuições para a ampliação dos programas de reabilitação e campanhas para a prevenção das deficiências.
De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.
A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma __________ e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação.
De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a pessoa com deficiência é aquela que apresenta:
Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a educação especial é:
Segundo a Lei n. 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é correto afirmar que:
De acordo com a Lei n. 13.496/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), as barreiras referentes às atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são:
A primeira iniciativa brasileira quanto à organização de serviços para atendimento educacional das pessoas com deficiência ocorreu com a criação:
Sobre a história da educação especial, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Atualmente considera-se que o termo mais adequado para se referir aos estudantes com alguma deficiência é "portador de deficiência".
( ) A educação especial sempre se caracterizou e se organizou em uma perspectiva inclusiva.
( ) A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil mostra que o poder público assumiu integralmente o atendimento educacional dessas pessoas desde o período imperial.
( ) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
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