Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Pedagogo x
#141307
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma escola recém-inaugurada está em processo de elaboração do projeto Político Pedagógico (PPP). Para essa finalidade, são realizadas várias discussões com professores, famílias, comunidade, estudantes. A pedagoga da escola registra algumas afirmações reiteradas durante as reuniões por alguns de seus participantes, dentre as quais se destacam as reproduzidas abaixo.

I O PPP, sob o critério da flexibilidade curricular, não deve considerar a diversidade de ritmos de desenvolvimento dos sujeitos das aprendizagens e os caminhos por eles escolhidos.

II A curiosidade e a pesquisa, incluídas de modo cuidadoso e sistemático as chamad as referências virtuais de aprendizagem que se dão em contextos digitais, devem ser consideradas pelos sujeitos do processo educativo como sendo o núcleo central das aprendizagens no PPP.

III O PPP deve contemplar programas propostos a partir dos quais a escola desenvolve ações inovadoras, cujo foco valoriza a prevenção de consequências de fatores que vêm ameaçando a saúde e o bem-estar dos estudantes.

IV A padronização curricular dos espaços físicos e do tempo escolar devem ser explicitadas no PPP como uma necessidade da gestão democrática.

Dentre as afirmações, estão corretas

#141306
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A educação integral dos estudantes é uma das questões propostas no Plano Nacional de Educação. Isso enseja outra compreensão do tempo e do espaço nos projetos pedagógicos das escolas. Assim sendo, no projeto pedagógico de uma escola,

#141305
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O processo pedagógico se realiza por meio da relação que se estabelece entre estudantes e professores. Nessa relação, estão envolvidas as múltiplas dimensões que formam a personalidade de cada ser humano. Daí, a importância de o pedagogo ter um conheci mento adequado dos estudantes, das características das crianças e dos adolescentes. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.

I O modo como se compreende cada fase da vida (infância, juventude, maturidade e velhice) é fruto de processos históricos e sociais de transformação da humanidade. Consequentemente, na história, em todas as sociedades, a adolescência aparece como uma fase biológica claramente destacada da infância e da maturidade.

II O fator biológico do adolescente determina a construção de sua identidade independentemente das relações estabelecidas com os outros e da representação que os outros possuem a seu respeito.

III Diferentemente da criança, que é capaz de se apaixonar por pesso as e objetos, o adolescente torna-se capaz de se apaixonar por ideias.

IV Na adolescência, a oposição ao outro aparece como uma necessidade para o próprio reconhecimento de si, pois ao comparar-se com o outro, o adolescente mapeia semelhanças, diferenças, novos modelos de ser e pensar.

entre as afirmações, estão corretas

#141304
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O contexto da educação formal e o da não-formal exigem práticas pedagógicas inovadoras, como condição para dar respostas aos desafios de uma sociedade em constantes e profundas mudanças. Ao refletir sobre a inovação pedagógica, uma professore registra, no seu diário de reflexão crítica, as ideias apresentadas abaixo.

I A inovação pedagógica se relaciona com a implementação de novos recursos e materiais curriculares, com novas ações de ensino, com a implicação de novos agentes no processo pedagógico.

I A inovação pedagógica tem como fundamento a pesquisa científica, ou seja, é a aplicação dos produtos desta.

III A reflexão crítica das problemáticas da escola é um ponto de partida para a inovação pedagógica.

IV A inovação pedagógica como prática educativa tem sua origem na pedagogia do Século XXI.

Dentre as afirmativas, estão corretas

#141303
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A discussão acerca da pedagogia social no Brasil é decorrente de movimentos internacionais e nacionais e de debates sobre esse tema. O conhecimento dessas discussões se constitui como teoria necessária para a atividade profissional do pedagogo. Assim sendo,

    #123659
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

    #123658
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Organizar o currículo a partir das disciplinas significa:

    #123657
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

    #123656
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente.” (Delors, 2000)

    Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento.

    Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

    ( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
    ( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.
    ( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.
    ( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.
    ( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
    ( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz.
    ( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.
    ( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vida.

    A seqüência correta é:

    #123655
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

    Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

    #123654
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

    #123653
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.

    De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

    #123652
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).

    Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

    #123651
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

    #123650
    Concurso
    SEDUC-PE
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    IPAD
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”

    Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

    1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
    2. Administrar a progressão das aprendizagens.
    3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
    4. Utilizar novas tecnologias
    5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
    6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
    7. Trabalhar em equipe.
    8. Participar da administração da escola
    9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
    10. Administrar sua própria formação continuada.

    Está(ão) correta(s):