(1,0)
Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue o próximo item.
Qualquer exposição deve ser precedida de pesquisa, que pressupõe a seleção do tema e dos objetos a serem expostos, a elaboração de textos, imagens, gráficos e figuras, a identificação de outros acervos ou recursos iconográficos associados. Sem a pesquisa prévia, não há como tornar uma exposição compreensível para a maioria do público.
Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue ospróximo item.
A partir da Exposição Universal de Paris, em 1889, surgiu uma representação do Brasil estritamente associada a alegorias e ornamentos coloridos dos indígenas da floresta amazônica, perspectiva decorrente da falta de discurso científico que possibilitasse outras formas de representação.
Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue os próximos itens.
A divulgação do museu ocasionada pelos empréstimos de obras para exposições nacionais ou internacionais compensa os riscos inerentes ao manuseio e ao transporte das obras, uma vez que a exposição museológica serve fundamentalmente à comunicação e ao marketing.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue o item subsequente.
A diversidade de técnicas da fotografia — embasadas em suportes como daguerreótipo, cianótipos, albuminas, nitrato, gelatinas, papéis fotográficos — exige especialização técnica para a execução dos procedimentos de conservação dos registros fotográficos.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.
A museologia social rompe com a mentalidade colonizadora que marcou a criação dos primeiros museus brasileiros, ao defender, como etapa do processo de descolonização cultural, o fim dos museus clássicos e das narrativas hegemônicas.
A ocorrência da ação museal, considerando-se a museologia social como processo ou prática voltada para o desenvolvimento local, independe da existência de museu institucionalizado ou físico.
A museologia social adota uma nova tipologia de museus, classificando-os em museus de território, museus de percurso, museus comunitários e ecomuseus.
Ao propor a inclusão de novos objetos — igualdade étnica e de gênero — e temáticas contemporâneas socialmente comprometidas, a museologia social amplia o campo de estudo e de ação museal.
A metodologia de identificação e registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), embasada no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), tem sido adaptada às ações de museologia social, pois estas favorecem a identificação de referências culturais de natureza material e imaterial.
Acerca do uso de ferramentas para acesso à Internet, julgue os itens a seguir.
No navegador Internet Explorer, a opção Bloqueador de Pop-ups possibilita que se impeça a abertura de novas guias.
Recuperar senha