Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Monitor Escolar x
#44667
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.

São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.

Uma dessas regras está corretamente descrita em:

#44666
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:

#44665
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.

Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

#44664
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

#44663
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.

Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

#44662
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.

A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

#44661
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.

Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.

Neste sentido, a alternativa correta é:

#44660
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

#44659
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.

A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:

#44658
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Monitor Escolar
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.

Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.

A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é: