(1,0)
Qual o diagnóstico provável de acordo com a traçado eletroencefalográfico apresentado a seguir?
Homem de 77 anos, dextro, foi ao neurologista porque “sua mente ficava aérea” segundo sua esposa. 2 meses antes, ela notou que ele não respondia quando indagado e ficava parado por segundos olhando para ele. História prévia de HAS e AVC há 1 ano deixando como sequela leve fraqueza da mão esquerda. Há 2 anos, muito esquecido. Ao exame, alerta e orientado, mas não podia lembrar 2 de 3 palavras após 5 minutos. Exame neurológico normal exceto discreta fraqueza na mão esquerda. Ressonância magnética do crânio mostrou pequenos infartos antigos nas regiões frontal direita e temporal esquerda. EEG normal. Qual o diagnóstico mais provável?
Mulher de 31 anos, previamente diagnosticada com esclerose múltipla, queixou-se de visão dupla. Ao tentar olhar para a direita, o olho direito abduzia e o esquerdo não se movia. Ao tentar olhar para esquerda, ambos os olhos se movimentavam normalmente. Onde está localizada a lesão?
Homem de 54 anos, hipertenso e diabético, teve mal súbito no trabalho. Após recuperação da consciência na sala de emergência, o exame neurológico mostrou: paralisia da perna e braço direitos, disartria, desvio da língua para esquerda quando protraída e perda da sensibilidade vibratória, proprioceptiva e tato epicrítico do lado direito do corpo. Onde está localizada a lesão?
Homem de 23 anos refere, há 3 anos, progressiva sonolência diurna: ele deixa claro: “Eu durmo subitamente, em qualquer hora ou lugar”. Também se queixa de episódios de fraqueza muscular, particularmente envolvendo joelhos, desencadeados por qualquer emoção. Tem alucinações hipnagógicas 1 vez por semana. Sem antecedente de paralisia do sono. O teste de múltiplas latências mostrou encurtamento do tempo de latência para adormecer. Exame neurológico normal. Qual o diagnóstico provável?
No que diz respeito aos princípios fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº1.931/2009) previstos no Capítulo I, assinale a alternativa correta.
A imagem mostrada a seguir é observada em qual das seguintes doenças?
A esquistossomose mansoni constitui uma das mais disseminadas parasitoses afetando o homem. A doença constitui importante risco ocupacional em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, representa um dos maiores problemas de saúde pública, estimando-se um total de 12 milhões de pessoas infectadas. Assinale a alternativa correta a respeito da esquistossomose.
Paciente do sexo masculino, 52 anos, diabético e hipertenso há 10 anos, deu entrada no pronto-socorro com dor lancinante em coxa direita há 2 dias associada a atrofia e fraqueza da mesma coxa. O diagnóstico provável é:
Em relação à síndrome de dor complexa regional tipo I (SDCR), assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino, 50 anos, deu entrada no pronto-socorro com dor intensa ao redor do olho direito há 1 mês associada à parestesia da hemiface direita. Ao exame, observam-se miose e ptose do olho direito sem acometimento da sudorese. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação ao glioblastoma multiforme (GBM), assinale a alternativa correta.
Em relação à síndrome de Wernicke-Korsakoff, assinale a alternativa correta.
Homem, 67 anos, com cardiopatia isquêmica e fibrilação atrial, apresentou quadro súbito de hemiparesia incompleta proporcionada, hemi-hipoestesia táctil-dolorosa e hemianopsia homônima. Qual o diagnóstico?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome das estruturas indicadas pelas letras de A a E na imagem a seguir.
Recuperar senha