(1,0)
A morbidade na criança que cursa com hipotensão, rebaixamento de sensório e laringoespasmo secundários à reação alérgica, de risco aumentado se não manejada precocemente, denomina-se anafilaxia e é considerada, na classificação de choque, como:
Qual das formas terapêuticas abaixo NÃO está relacionada com a redução do potássio na hiperpotassemia em pediatria?
A mortalidade aumentada na cetoacidose diabética pediátrica é relacionada principalmente com:
Criança 7 anos dá entrada na emergência pediátrica pós-acidente automobilístico grave, e o que chama atenção são as seguintes alterações neurológicas: • Flexão de membros em resposta à dor. • Percepção confusa com relação ao ambiente. • Abertura ocular ao som.Pode-se afirmar que existe traumatismo craniano do tipo:
A toxíndrome simpaticomimética na infância, desencadeada por fármacos como Salbutamol, catecolaminas, efedrina e quetamina, possuem como sinais e sintomas:
A síndrome do choque tóxico em pediatria necessita, no seu tratamento, além de agente antimicrobiano antiestafilocócico (Oxacilina ou Vancomicina), a associação de outro agente que suprima a síntese proteica bacteriana. Qual o antimicrobiano que representa essa função sinergística com Oxacilina ou Vancomicina?
Criança, 12 meses, não imunizada adequadamente contra os sorotipos de meningococos, dá entrada na emergência comatoso, movimentos de gasping e com sinais de choque. Durante a intubação, a via aérea se torna difícil pela grande quantidade de secreção traqueal sanguinolenta. Na pele, lesões purpúricas predominando equimoses e sufusões. Após a estabilização inicial, confirma-se a hipótese de meningococcemia com Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) confirmada laboratorialmente. Nesse momento, a melhor opção terapêutica para reverter a CIVD é:
Dentre as infecções na criança gravemente enferma, a candidemia deve ser aventada durante a sepse e, apesar de as espécies albicans serem prevalentes, as não albicans, quando presentes, tornam o manejo mais desafiador. Assim, dentre os antifúngicos citados abaixo, o de escolha para cobertura de todas as espécies de Candida é:
Na sepse da criança neutropênica com comprometimento hemodinâmico, durante a expansão volêmica inicial, é importante a correção dos fatores inotrópicos positivos ainda na 1ª hora da admissão da criança na emergência. Nesse sentido, a infecção entra como um fator corrigível, e o antimicrobiano precisa ser iniciado precocemente, a escolha recai no(a):
A declaração de óbito na Morte Encefálica (ME), em pediatria, é fornecida após concluído o diagnóstico de ME, e assinado o Termo de Declaração de Morte Encefálica, segundo a resolução do CFM nº 2173/2017. Em relação a essa situação clínica, a declaração de óbito:
Paciente em tratamento quimioterápico evolui com quadro de síndrome de lise tumoral. Internado na UTI:
A Síndrome hepatorrenal caracteriza-se por:
Uma paciente jovem, 25 anos, foi atendida na emergência com quadro de cefaleia intensa, hemiparesia direita e rigidez de nuca. Nega febre ou queda da própria altura. Realizou TC de crânio que constatou hemorragia subaracnoide, com sangramento intraparenquimatoso. Não há desvio de linha média. Estável hemodinamicamente. A equipe neurocirúrgica opta por aguardar a realização da cirurgia após ter constado na arteriografia um aneurisma de artéria comunicante anterior.
A paciente apresentou, no 7° dia após sangramento, piora do sensório e surgimento de hemiplegia direita. Sua hipótese diagnóstica e conduta são, respectivamente:
Sobre as alterações eletrocardiográficas que ocorrem na hiper ou hipocalemia, assinale a alternativa correta.
Em relação às doenças pulmonares como asma brônquica e DPOC, a afirmativa INCORRETAé:
Recuperar senha