(1,0)
Recém-nascido submetido à reanimação na sala de parto é transportado para Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) entubado, ventilado manualmente através de cânula e balão com oxigênio a 100%. Ao exame encontra-se desconfortável, saturação de oxigênio 80% e ausculta pulmonar revelando murmúrio vesicular ausente à direita. Como procedimento de triagem emergencial, nessa situação, deve-se proceder a:
Recém-nascido, com idade gestacional 33 semanas, durante os cuidados na sala de parto, após o recém-nascido ter sido entubado, foi indicada a ventilação mecânica manual em “T”. Os parâmetros iniciais de ajuste devem ser de fluxo, pressão inspiratória aplicada a cada ventilação (Pinsp), pressão positiva ao final da expiração (PEEP), frequência respiratória (FR) e concentração de oxigênio, respectivamente de:
O controle de infecção relacionada ao uso do cateter vascular central (CVC) é de extrema importância e para tal é recomendável, seguindo evidências científicas, a adoção da seguinte prática:
O manejo terapêutico do recém-nascido em crise adrenal aguda requer correção urgente de problemas como:
Recém-nascido, a termo, com 7 dias de vida, em bom estado geral e em aleitamento materno exclusivo é encaminhada para unidade de saúde a fim de iniciar acompanhamento. Mãe informa que o cariótipo fetal indicava 46,XX. O exame da genitália externa revela aumento do clitóris, grandes lábios rugosos e parcialmente fundidos e seio urogenital comum, ao invés de orifícios uretral e vaginal individualizados. Considerando a hipótese de hiperplasia adrenal congênita, a alternativa que mostra a deficiência enzimática mais provável, para o quadro é:
Ao ultrassom intrauterino, foi diagnosticada uma alteração da parede abdominal do feto. O recém-nascido nasceu por cesariana e a descrição do neonatologista da Sala de Parto foi a seguinte: defeito da parede abdominal com exteriorização das alças intestinais protegidas do líquido amniótico pelo peritônio e pela membrana amniótica. Qual é o provável diagnóstico?
Qual das situações a seguir está relacionada a complicações do uso de oxigênio em recém-nascidos?
Um recém-nascido de 40 semanas de gestação não apresentou quaisquer anormalidades durante as primeiras duas semanas de vida. Porém a mãe da criança procura o pediatra, pois acha que a respiração está “diferente” nos últimos dois dias. Ao exame físico, há taquipneia com esforço moderado, sem outras queixas. A partir do Raio X de tórax, o pediatra fica apreensivo, pois, no ápice do pulmão esquerdo, há uma área de hipertransparência, com deslocamento do mediastino. Assim, o médico vai à UTI neonatal para que o plantonista auxilie no diagnóstico. Em relação a esse diagnóstico, assinale a alternativa correta.
Durante um período de jejum, os recém-nascidos adaptam-se ao uso de um metabolismo com menos carboidrato e mais gordura para produção de energia. Assim, a tolerância à dextrose e aos carboidratos pode ser comprometida. Quando esses pacientes iniciam a Nutrição Parenteral Total, quais os íons afetados que terão repercussão?
Radiação, convecção, evaporação e condução são termos
Das alternativas a seguir, qual é um possível fator de risco para Doença de Membrana Hialina?
Assinale a alternativa correta em relação a pacientes com pneumonia e necessidade de Ventilação Mecânica invasiva.
Sobre as infecções congênitas, é correto afirmar que
As variáveis relacionadas para o cálculo do Índice de Oxigenação são:
No período neonatal, a insuficiência cardíaca NÃO está relacionada com qual dos agentes a seguir?
Recuperar senha