(1,0)
Um paciente do sexo masculino, de 28 anos, apresentou quadro de hepatite pelo vírus B. Seus testes sorológicos mostram: HBsAg -, anti-HBc IgG +, anti-HBe +, anti-HBs +. Qual a interpretação correta ante o perfil sorológico desse paciente?
Um paciente de 55 anos se queixa de dificuldades para evacuar nos últimos 3 meses, defecando apenas 2x/semana, sempre com fezes endurecidas e desconforto abdominal entre as evacuações. Nega episódios de diarreia ou dores abdominais tipo cólicas. Qual das situações abaixo seria uma possível causa deste quadro?
Um paciente de 25 anos, queixa-se de diarreia há 2 dias com febre alta, cerca de 8 evacuações diárias e cólicas. O exame de amostra de fezes evidenciou presença de leucócitos. Foi colhida coprocultura. Enquanto se aguarda o resultado, qual o tratamento recomendável?
Um paciente de 33 anos procura atendimento médico com queixas de pirose e de regurgitação que se agravam após a alimentação. Nega outros sintomas ou co-morbidades. Qual a conduta recomendável dentre as alternativas abaixo?
Um paciente de 55 anos, portador de neoplasia de pulmão, é atendido por rebaixamento do nível de consciência, torporoso, PA:125x75mmHg, P:96ppm, f: 14 irpm. Os exames laboratoriais mostram um Na + sérico de 119mEq/l. Qual a conduta terapêutica recomendável dentre as alternativas abaixo?
Um paciente de 65 anos, diabético, encontra-se na UTI com pancreatite. Foi solicitada uma tomografia de abdome com contraste EV, exame considerado imprescindível para definição de conduta terapêutica. Sua creatinina sérica, à admissão, era de 1,2, elevando-se para 1,5mg/dl. A glicemia é de 190mg/dl. Qual das intervenções abaixo pode minimizar o risco de nefropatia por contraste?
Qual sinal radiológico na tomografia computadorizada do tórax de alta resolução é diagnóstico de bronquiectasia?
Qual dentre os dados demográficos, de exame físico ou exames complementares, é considerado um marcador de mal prognóstico em um paciente com pneumonia adquirida na comunidade?
Um paciente de 66 anos procura atendimento médico para avaliação de sintomas de dispneia progressiva há 9 meses, tosse com expectoração mucoide de caráter recorrente. É ex-fumante (40 maços/ano). No exame físico, verifica-se redução do murmúrio vesicular bilateralmente, com discretos sibilos ao final da expiração, além de tiragem intercostal. Qual exame complementar é essencial para o diagnóstico e estadiamento da doença?
Um homem de 55 anos, hipertenso, chega ao hospital com hipotensão, palpitações e dispneia de início há 12h. Traz ECG feito há 2 dias, em avaliação de rotina que mostra ritmo sinusal. Verifica-se uma PA:95x65mmHg, FC:135 a 150 ppm, ritmo irregular. Na ausculta pulmonar, há crepitações em bases bilateralmente. O ECG mostra fibrilação atrial. Qual a recomendação imediata para tratamento deste quadro?
Qual das drogas abaixo relacionadas é classificada como inibidor da glicoproteína IIb/IIIA?
Um paciente de 59 anos, obeso e diabético, iniciou tratamento para hipertensão arterial sistêmica. Traz um sumário de urina que revela proteinúria +++, sendo a proteinúria de 24h de 1,2g. O seu nível de PA deve ser mantido inferior a:
Um senhor de 55 anos, fumante (10 maços/ano), procura assistência médica com dispneia aos médios esforços, com ortopneia que vem se agravando há 2 meses. Ao exame físico, verifica-se uma PA:135x85mHg, P:98 regular, pele sudoreica e fria, sem turgência jugular. Na ausculta pulmonar, há crepitações finas em bases. Qual o mecanismo fisiopatológico que pode explicar estes sintomas?
Qual dos princípios abaixo faz parte da política nacional de humanização do Sistema Único de Saúde – SUS?
Recuperar senha