(1,0)
Sobre a abordagem clínica nas exacerbações da asma, assinale a alternativa incorreta.
Recentemente foram publicadas as diretrizes da GINA (Global Initiative for Asthma) para manejo e prevenção da asma. Considere essas diretrizes, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.I. O tratamento com baixa dose diária regular de Corticoide Inalatório (CI) é altamente eficaz na redução dos sintomas de asma e na redução do risco de exacerbações relacionadas à asma, hospitalização e morte. II. Em adultos e adolescentes com asma leve, o tratamento com CI-formoterol de baixa dose, quando necessário reduz o risco de exacerbações graves em cerca de dois terços em comparação com o tratamento somente beta-agonista de curta duração. III. Não se recomenda mais o tratamento da asma em adultos e adolescentes somente com beta-agonista de curta duração.
Os macrolídeos são um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina e outros. Considere as características desses antimicrobianos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) A claritromicina é altamente ativa contra bactérias gram-positivas, sendo 2 a 4 vezes mais ativa do que a eritromicina contra a maioria dos estreptococos e estafilococos sensíveis à oxacilina. ( ) A atividade da claritromicina contra as bactérias gram-negativas é semelhante à da eritromicina, embora um pouco menos ativa contra a M. catarrhalis. ( ) A azitromicina difere da eritromicina e da claritromicina por ter menor atividade contra bactérias gram-negativas, em particular H. influenzae. ( ) A azitromicina e a claritromicina apresentam menos intolerância gástrica do que a eritromicina e têm uma meia-vida maior, permitindo que sejam utilizadas em intervalos maiores.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a febre maculosa brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Medicamentos alternativos para o tratamento da sífilis apresentam menor eficácia que a penicilina e só devem ser utilizados em não-gestantes, quando houver histórico de alergia à penicilina ou, mais recentemente, na desta, exigindo assim maior vigilância. Assinale a alternativa correta que contém os antimicrobianos que podem ser indicados, nesses casos.
Considere os achados endoscópicos em pacientes dispépticos e assinale a alternativa correta.
Considere os exames complementares de uso corriqueiro na prática clínica diária. Há um exame que não faz parte da avaliação laboratorial rotineira, recomendada pela Diretriz Brasileira de Hipertensão, seguindo-se ao diagnóstico de hipertensão arterial. Sobre este exame, assinale a alternativa correta.
As alterações morfológicas de eritrócitos são relacionadas às principais causas de anemias. A presença de micrócitos hipocrômicos indicam a presença de _____ ou _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Os pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico que têm Pressão Arterial (PA) elevada e são elegíveis para o tratamento com alteplase IV devem ter sua PA cuidadosamente abaixada para que sua PA sistólica seja < _____ mm Hg e sua PA diastólica seja < _____ mm Hg antes da terapia fibrinolítica IV é iniciada. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Sobre o hipotireoidismo, assinale a alternativa correta.
Acerca dos critérios para se estabelecer o diagnóstico de injúria renal aguda, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o tratamento das pneumonias adquiridas na comunidade, segundo as recomendações brasileiras, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) Para os pacientes ambulatoriais, sem comorbidades, nenhum uso recente de antibióticos, sem fatores de risco para resistência e sem contraindicação ou história de alergia a betalactâmicos e macrolídeos, sugere-se evitar o uso das fluoroquinolonas devido ao recente alerta da agência norte-americana Food and Drug Administration sobre o potencial risco de efeitos colaterais graves. ( ) Em nosso meio, os dados mais recentes apontam que a resistência à penicilina do pneumococo deve ser uma preocupação mesmo para os casos menos graves de PAC ( ) A cobertura antibiótica para patógenos atípicos nos casos de PAC de menor gravidade ainda é controversa, e vários estudos não mostraram vantagens com essa conduta. ( ) Os riscos de infecção por agentes patogênicos resistentes e de falência terapêutica são maiores quando há história de uso de um antibiótico nos três meses anteriores.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Um estudante universitário de 26 anos de idade, masculino, apresenta quadro clínico e radiológico compatível com pneumonia lobar à D. É solteiro, vive com os pais e tem boas condições domiciliares. Ao exame físico está consciente e orientado, apresenta pressão arterial de 110 x 72 mmHg, frequência respiratória de 26 mrpm, frequência de pulso de 96 bpm, temperatura de 37,4ºC. Os exames de laboratório mostram hemograma com leucocitose moderada e desvio à esquerda, ureia de 35mg/dl, creatinina de 1,1 mg/dl, glicemia de 94 mg/dl e os demais dentro da faixa de normalidade. O paciente não apresenta histórico de alergia a nenhum medicamento e não fez uso de antibióticos há pelo menos 1 ano. Considere as recomendações brasileiras, acerca das possíveis condutas para terapia antimicrobiana neste caso e assinale a alternativa correta
Paciente feminina de 61 anos de idade, hipertensa há mais de 20 anos, apresenta em exames realizados, quatro semanas antes da consulta, creatinina sérica de 1,4 mg/dl, filtração glomerular estimada pela fórmula CKD EPI de 55 ml/min e albuminúria de 45 mg/g. Exames realizados quatro meses antes dessa consulta mostravam: creatinina sérica de 1,3 mg/dl, filtração glomerular estimada pela fórmula CKD EPI de 59 ml/min e albuminúria de 31 mg/g. A paciente faz uso de anlodipino em monoterapia e apresenta pressão arterial de consultório entre 138 x 82 e 140 x 85 mmHg. Considerando a classificação atual da doença renal crônica, o estadiamento desse paciente seria _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A metformina é um hipoglicemiante oral amplamente utilizado no tratamento farmacológico do diabetes mellitus tipo 2. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.I. O uso prolongado de metformina pode estar associado à deficiência bioquímica de vitamina B1. II. A metformina é o agente farmacológico inicial preferencial para o tratamento do diabetes tipo 2. III. Uma vez iniciada, a metformina deve ser continuada desde que seja tolerada e não contraindicada; outros agentes, exceto a insulina, podem ser adicionados à metformina. IV. A terapêutica com metformina para prevenção da diabetes tipo 2 deve ser considerada em indivíduos com pré-diabetes, especialmente para aqueles com IMC≥ 35 kg/m2, aqueles com idade < 60 anos, e mulheres com diabetes mellitus gestacional prévio.
Recuperar senha