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O Distúrbio Específico da Linguagem – DEL é uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. São características de crianças com DEL, EXCETO:
Com relação à deficiência auditiva associada a outras anormalidades, analise as afirmativas a seguir.
I. A Síndrome de Crouzon é uma disostose craniofacial com padrão de herança autossômica dominante e a deficiência auditiva, geralmente mista, está presente em um terço dos casos.
II. A Síndrome de Treacher Collins caracteriza-se por deficiência auditiva do tipo mista, pois apresenta malformação do canal auditivo externo e malformação da cadeia ossicular.
III. A Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) caracteriza-se por pacientes com orelhas dismórficas, o que leva 50% dos portadores da síndrome a terem perda auditiva condutiva.
Está correta:
A organização das estratégias terapêuticas e definição dos seus objetivos são essências para o sucesso terapêutico. São objetivos da terapia para intervenção em crianças com atraso de linguagem, EXCETO:
As escolas especiais para surdos surgiram, no Brasil, dentre outras razões, em decorrência da grande demanda de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Analise as afirmativas a seguir a respeito das escolas especiais bilíngues.
Segundo o pressuposto que rege a abordagem das escolas especiais bilíngues, o uso de duas formas de comunicação (oral e sinais) ajudaria a criança na escolha daquele canal que para ela é o mais fácil para a apreensão do que é falado e dos conteúdos escolares, permitindo, assim, que as diferenças individuais existentes sejam atendidas de igual forma.
Porque:
A proposta bilíngue pressupõe a proficiência da criança surda em duas línguas: na Língua de Sinais e, no caso do Brasil, no Português.
É correto afirmar que:
A respeito do exame potenciais evocados auditivos de tronco cerebral (BERA), assinale a alternativa correta.
A respeito dos resultados avaliados pelo exame BERA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.I. O formato das curvas. II. A presença ou não de cada onda nas várias intensidades. III. O período de latência. IV. O valor de amplitude de cada onda. V. A correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais
De acordo com o tipo de fissura e alterações da fala, assinale a alternativa correta.
Embora não se encontrem detalhes de como o sistema auditivo realiza o processamento auditivo, são identificadas algumas etapas que devem ser avaliadas através de alguns testes. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Atenção seletiva. II. Detecção do som. III. Discriminação. IV. Localização.( ) É a capacidade de selecionar estímulos, é avaliado através de estímulos verbais de escrita dicótica.( ) É a capacidade de perceber, identificar a presença de um som, é avaliado através de audiometria, discriminação vocal, timpanometria e pesquisa de reflexo.( ) É o processo de detectar diferenças entre os estímulos sonoros.( ) É saber local da origem do som, é avaliado através da localização sonora em cinco direções.
Para Pereira (1996), é fundamental realizar-se o diagnóstico sobre as condições da audição de um indivíduo, principalmente para orientação do processo de reabilitação fonoaudiológica e/ou prevenção de distúrbio de comunicação. A avaliação do PAC (Processamento Auditivo Central) deve ser posterior à avaliação audiológica. A respeito da etiologia do PAC, assinale a alternativa incorreta.
Patologia mais comum em região supra-glótica, onde as glândulas mucosas são abundantes, correm mais comumente em valécula, base da língua, epiglote e pregas ari-epiglóticas. Se tornarem muito grandes, podem causar obstrução da via aérea, principalmente em crianças. Em pregas vocais CCVV falsas e verdadeiras podem se originar das glândulas salivares menores da laringe.
A aquisição normal da linguagem é dependente de uma série de fatores como o contexto social, familiar e histórico pré, peri e pós-natal do indivíduo, suas experiências, capacidades cognitivas e orgânico funcionais. A integridade auditiva é um pré-requisito para esse processo, bem como as estruturas envolvidas na produção de fala. É por meio da audição que a criança tem acesso à linguagem oral, sendo capaz de detectar, identificar, discriminar, reconhecer os sons da fala para, posteriormente, compreendê-los e produzi-los. No entanto existem possíveis trocas que ocorrem na fala da criança. Assinale a alternativa que corresponde à troca fonoaudiológica a seguir: SAPO- CHAPO, ZEBRA-GEBRA.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. O Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais, DSM IV, inclui a dislexia nas perturbações de aprendizagem, utiliza a denominação de “Perturbação da Leitura e da Escrita” e estabelece os seguintes critérios de diagnóstico.I. O rendimento na leitura/escrita, medido através de provas normalizadas, situa-se substancialmente abaixo do nível esperado para a idade do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para a sua idade.II. A perturbação interfere significativamente com o rendimento escolar, ou atividades da vida quotidiana que requerem aptidões de leitura/escrita.III. Se existe um déficit sensorial, as dificuldades são excessivas em relação às que lhe estariam habitualmente associadas.IV. A dislexia é uma perturbação da linguagem que tem na sua gênese um déficit fonológico e intelectual, o indivíduo com dislexia terá um atraso cognitivo e intelectual. Considerando um deficiente intelectual.
Ao se falar em desenvolvimento de habilidades relacionadas à aprendizagem, é preciso se reportar a dois teóricos que, sem dúvida, foram os que mais influenciaram a área da Educação nas últimas décadas: Piaget e Vygotsky. Convém ressaltar que as suas teorias não se referiram às questões de aprendizagem, mas sim de constituição do pensamento e/ou construção do conhecimento. De acordo com as afirmações a baixo, relacione as colunas do autor a sua teoria, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Piaget. II. Vygotsky.( ) Em seus pressupostos, acrescenta a noção de "social" a essa construção do conhecimento, dando a ideia de que entre a atuação do indivíduo e o meio, existe uma mediação.( ) Para ele, a linguagem, além de ser fundamental na comunicação, fornece suporte para a organização e a estruturação do conhecimento. Novamente, observa-se uma ênfase no tocante às funções cognitivas.( ) Para ele o indivíduo constrói o seu conhecimento, por meio da interação com o meio.( ) Esse teórico indicou, também, uma noção de que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. A essa noção está vinculado o conceito Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que se trata da distância entre as habilidades que o aluno consegue realizar sozinho e aquelas que ele só conseguiria fazer com a ajuda de um mediador (um indivíduo mais experiente).
A respeito dos resultados avaliados pelo exame BERA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.I. O formato das curvas. II. A presença ou não de cada onda nas várias intensidades. III. O período de latência. IV. O valor de amplitude de cada onda. V. A correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais.
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