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Cargo: Fonoaudiólgo x
#141839
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Com o envelhecimento ocorre, exceto:

#141838
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O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes, sendo eles: I – O Pragmático, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social. O fonológico, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras. II - O gramatical, respeitando as palavras e seu significado; e o semântico, compreendendo as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis.

#141837
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“A área de Wernicke, situada no lobo ____________________________, reconhece o padrão de sinais auditivos e interpreta-os até obter conceitos ou pensamentos, ativando um grupo distinto de neurônios para diferentes sinais.”

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

#141836
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Com relação às características que classificam as alterações de linguagem, associe o conceito à definição na alternativa correta:
X - A progressão na linguagem processa-se na seqüência correta, mas em ritmo mais lento, sendo o desempenho semelhante ao de uma criança de idade inferior.
Y - Existe uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e das outras áreas do desenvolvimento.
Z - O padrão de desenvolvimento é mais alterado: verifica-se uma aquisição qualitativamente anômala da linguagem. É um achado comum nas perturbações da comunicação do espectro do autismo.

#141835
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Os efeitos da epilepsia, das crises convulsivas e das descargas eletroencefalográficas sobre a linguagem têm sido discutidos em diversos estudos. Pode-se dizer que são os distúrbios mais relatados em pacientes epilépticos:
I - As disfasias do desenvolvimento associadas a epilepsia; II - As afasias críticas (agudas), onde ocorre uma alteração transitória da função cognitiva; III - A afasia epiléptica adquirida (síndrome de Landau-Kleffner).

#141834
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“Na __________________________ identifica-se uma desconexão temporo-parieto-occipital e uma desconexão com o córtex frontal esquerdo, assim como anormalidades do córtex temporoparietal e do cerebelo em relação a outras regiões do cérebro.” Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

#141833
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São características da Dislexia fonológica, exceto:

#141832
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São princípios básicos do trabalho em linguagem escrita com a criança, exceto:

#141831
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Com relação às práticas fonoaudiológicas em crianças com dificuldades na linguagem escrita é incorreto o que se afirma em:

#141830
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Considera-se o processamento auditivo incorretamente como:

#141829
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A organização das informações acústicas pelo sistema auditivo central está relacionada com a capacidade biológica e experienciação auditiva do indivíduo, sendo que as estruturas envolvidas localizam-se a partir do:

#141828
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Responsável pela atenção ao estímulo sonoro. Também tem um papel importante nos reflexos auditivos como o “startle” (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causadas pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo:

#141827
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Analise os grupos de causas psicomotoras das disgrafias e assinale a alternativa correta:
I - Distúrbios na motricidade ampla e fina, relacionados com a falta de coordenação entre o que a criança se propõe fazer (intenção) e o que realiza (perturbações no domínio do corpo); Distúrbios na coordenação visomotora, associada à dificuldade no acompanhamento (visual) do movimento dos membros superiores e/ou inferiores; Deficiência na organização temporoespacial (direita/esquerda, frente/atrás/lado e antes/depois).
II - Problemas na lateralidade e direcionalidade (dominância manual); Erros pedagógicos, relacionados com falhas no processo de ensino, estratégias inadequadamente escolhidas pelos docentes ou mesmo desconhecimento deste problema.

#141826
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É incorreto afirmar sobre as disortografias:

#141825
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Com relação aos níveis de medidas de intensidade de som, analise as definições abaixo e assinale a alternativa que traz os conceitos corretos:
X - O dB mostra quanto uma intensidade é maior ou menor do que a intensidade relativa. Está relacionado à mínima intensidade de energia audível que é 10 (16cm2).
Y - O dB mostra quanto uma pressão sonora é maior ou menor do que a pressão sonora de referência. Está relacionada á mínima pressão sonora audível que é 20 µPA. Ao dobrar a pressão sonora de um som este está acrescido de 6dB, ou seja, um altofalante que emite 20 dB, ao ligar outro altofalante que emite 20 dB tem-se uma intensidade de 26 dB.
Z - Realizando diversos estudos para medir a audição de adultos jovens estabeleceu-se uma medida padronizada do que seria a audição normal.