(1,0)
A determinação das proteínas totais é útil para avaliar o estado nutricional e as alterações proteicas nas doenças. Acerca da técnica bioquímica, comumente empregada neste exame, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) O princípio do teste é que os íons de cobre em meio básico reagem com as ligações peptídicas das proteínas séricas formando a cor púrpura, que tem absorbância máxima em 545 nm (quinhentos e quarenta e cinco nanômetros), proporcional à concentração das proteínas na amostra. ( ) A amostra recomendada para utilização consiste no soro, líquidos (pleural, sinovial, ascético e líquor), bem como, a urina. ( ) A determinação da concentração de proteínas no líquido pleural é baixa, exceto quando combinada com outros parâmetros que permitam fazer a diferença entre exsudato e transudato.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Acerca dos fatores de risco para os eventos adversos a medicamentos. Assinale a alternativa incorreta.
O tempo que leva para que a concentração plasmática de um determinado fármaco no organismo se reduza em 50% (cinquenta por cento) é chamado de _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre a Política Nacional de Medicamentos (PNM) e suas diretrizes, assinale a alternativa assinale a alternativa incorreta.
Muitos fármacos terapêuticos podem causar lesão ao fígado, provocando manifestações clínicas ou apenas alterações laboratoriais. A esse respeito analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) A nefrotoxicidade é um eventual processo de toxicidade no fígado. ( ) Lesões ao fígado podem se manifestar clinicamente como hepatite. ( ) O aumento da atividade da aspartato transaminase plasmática é considerada uma manifestação de lesão ao fígado.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, constituída para execução das ações de controle de infecção hospitalar. Sobre este assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.I. A CCIH deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados. II. A capacitação do quadro de funcionários e profissionais da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares não é competência da CCIH. III. A elaboração e definição de uma política de utilização de antimicrobianos devem ser estabelecidas pela Comissão de CCIH em cooperação com a Comissão de Farmácia e Terapêutica. IV. Elaborar, implementar, manter e avaliar ações relativas ao uso racional de germicidas é uma das competências da CCIH.
Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. Além das reações adversas a medicamentos, existem outras questões relevantes para a farmacovigilância. A esse respeito assinale a alternativa correta.
A aquisição de materiais, produção, controle de qualidade, liberação, estocagem, expedição de produtos terminados e os controles relacionados são operações envolvidas na fabricação de um medicamento. Acerca das atribuições do responsável pelo controle de qualidade, assinale a alternativa correta.
Os ensaios físico-químico sem insumos farmacêuticos, medicamentos e cosméticos são um dos critérios que garantem a eficácia, segurança e qualidade dos produtos. Considere estes ensaios e assinale a alternativa correta.
O QUALIFAR-SUS tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada (art. 2º Port nº 1.214/2012). Qual das alternativas constitui diretriz do QUALIFAR-SUS?
Segundo a Portaria nº 1.555/2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe diretamente ao Ministério da Saúde a aquisição e o financiamento de quais medicamentos?
Qual das alternativas refere-se a uma das características fundamentais da Atenção Farmacêutica?
A biodisponibilidade é um termo que descreve a porcentagem e a velocidade na qual uma dose de um fármaco chega à circulação sistêmica. Tal conceito é sobretudo aplicado na comparação de produtos medicamentosos que têm o mesmo princípio ativo, a mesma indicação terapêutica, as mesmas concentrações, forma farmacêutica e via de administração. Segundo a legislação sanitária brasileira, dadas as afirmativas,
I. Na biodisponibilidade absoluta, é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto e o produto de referência.
II. Na biodisponibilidade relativa, é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos sob um mesmo desenho experimental.
III. Quando um medicamento apresenta a mesma biodisponibilidade da sua versão administrada por via intravenosa, diz-se que ele é bioequivalente.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Em uma unidade de dispensação pública um paciente apresenta uma prescrição médica solicitando 14 comprimidos de Cefalexina 500 mg para ser usado duas vezes ao dia. As apresentações comerciais disponíveis são caixas individuais que contêm 14 ou 21 comprimidos. No momento da entrega do medicamento, ao fazer a inspeção, o farmacêutico notou que a validade de todas as apresentações expirará em 5 dias.
De acordo com a situação e levando em conta o exposto na RDC ANVISA nº 44/2009, que dispõe sobre as boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias, qual deve ser a atitude do farmacêutico?
Os medicamentos genéricos têm como principal vantagem o aumento do acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes, seja pela disponibilização de medicamentos de menor preço, seja pela redução do preço de medicamentos de referência. De acordo com a Anvisa, assinale a alternativa correta.
Recuperar senha