(1,0)
O tetracloreto de carbono (CCl4) é um reagente hepatotóxico, porém, quando administrado em conjunto com o isopropanol, a hepatotoxicidade do CCl4 é muito maior do que quando ele é administrado sozinho. Assim, é correto classificar essa reação tóxica aumentada do organismo à combinação dessas substâncias como:
Em 2013, a maioria dos laudos de necrópsia de pessoas que morreram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria/RS, indicaram inalação dos gases tóxicos monóxido de carbono e cianeto. Sobre o mecanismo de toxicidade desses gases, é correto afirmar que:
O Sistema de Classificação Biofarmacêutico (SCB) classifica os fármacos de acordo com sua solubilidade aquosa e permeabilidade em quatro classes diferentes. Nesse sentido, nos últimos anos, o SCB consolidou-se como uma ferramenta útil para predição da biodisponibilidade de fármacos que são administrados pela via:
Vários mecanismos influenciam a farmacocinética antimicrobiana em pacientes sépticos. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Farmacocinética e farmacodinâmica são ferramentas que determinam quanto e com qual frequência um fármaco deve ser administrado. Assim, em relação aos antimicrobianos, é correto afirmar que:
A respeito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, é correto afirmar:
Considerando a legislação vigente, é correto afirmar que obriga-se o farmacêutico, no exercício das suas atividades profissionais, a:
As dislipidemias raramente causam sintomas ou sinais clínicos, requerendo exames laboratoriais para sua detecção. Assinale a alternativa correta sobre as dislipidemias e sua avaliação laboratorial.
É(São) medicamento(s) disponibilizado(s) através do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde:
Na dispensação de Carbamazepina é necessário observar o receituário correto, que deve atender as características de:
O receituário de medicamentos anti-retrovirais deve atender ao seguinte padrão:
Entre as interações medicamentosas farmacocinéticas, o seguinte mecanismo das interações é verdadeiro:
A incidência do diabete vem aumentando de modo alarmante nos países em desenvolvimento, tanto em adultos quanto em adolescentes. O monitoramento clínico da doença e a avaliação da presença de complicações crônicas é fundamental para o sucesso da terapia.Considerando a afirmação anterior analise as afirmativas abaixo:1. O primeiro exame a ser solicitado nos pacientes com suspeita clínica de diabete melito, e utilizado para definir o diagnóstico é a glicose plasmática. Para o acompanhamento do diabete melito deve ser dosada em intervalos regulares. 2. O principal interferente da determinação da glicose plasmática é a não separação do plasma das células sanguíneas, o que acarreta aumento progressivo dos níveis de glicose (3-5% por hora em temperatura ambiente). O uso de tubos com fluoreto de sódio previne esse processo. 3. O teste de tolerância à glicose é indicado para pacientes com glicemia de jejum alterada, mas sem diagnóstico de diabete melito, para pacientes com história de macrossomia e para o diagnóstico do diabete melito gestacional. 4. Entre as complicações crônicas do diabete melito, podem ser destacadas a retinopatia, a nefropatia, a neuropatia e a cardiopatia isquêmica. A medida da microalbuminúria é recomendada para rastreamento e seguimento da nefropatia diabética. Pode ser dosada em urina de amostra, em urina de 24 horas ou em urina com tempo marcado.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) é prática comum na atenção básica, mas exige alguns cuidados específicos.As melhores evidências científicas atuais demonstram que:
Na prevenção de cardiopatia isquêmica, as estatinas têm figurado como medicamentos integrantes do tratamento na atenção básica ou na clínica especializada.Sobre a prevenção da cardiopatia isquêmica e o uso de medicamentos, é correto afirmar:
Recuperar senha