(1,0)
De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite E é uma infecção viral causada pelo vírus E (HEV), que provoca uma hepatite aguda, de curta duração e que tende a se resolver espontaneamente. Na maioria dos casos é uma doença de caráter benigno. A hepatite E pode ser grave na gestante e raramente causa infecções crônicas em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência. Quanto à forma de transmissão da hepatite E, assinale a alternativa correta:
A pleura é uma membrana serosa dupla que recobre a face interna da parede torácica (pleural parietal) e o pulmão (pleural visceral) e a transição entre estas ocorre no hilo pulmonar. Nesse contexto, assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre o pH pleural:I.O pH do líquido pleural é aproximadamente 7,60. II.Os transudatos geralmente apresentam pH entre 7,40 e 7,55. III.A acidose do líquido pleural pode ocorrer em derrames malignos. IV.Um pH < 7,20 é um discriminador específico para infecção pleural complicada.É CORRETO o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta uma doença pneumocócica invasiva causada por Streptococcus pneumoniae (pneumococo):
O termo septicemia é então usado amplamente para definir um estado infeccioso generalizado devido à existência de microrganismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Considerando o enunciado, assinale a alternativa que melhor define Sepsegrave:
A morbidade na criança que cursa com hipotensão, rebaixamento de sensório e laringoespasmo secundários à reação alérgica, de risco aumentado se não manejada precocemente, denomina-se anafilaxia e é considerada, na classificação de choque, como:
Qual das formas terapêuticas abaixo NÃO está relacionada com a redução do potássio na hiperpotassemia em pediatria?
Como forma de evitar a ocorrência de violação de Direitos Humanos em estabelecimentos prisionais, o Brasil ratificou, em 2007, o Protocolo Facultativo à Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes. Tal protocolo estabelece que cada Estado-Parte deverá designar ou manter, em nível doméstico, um ou mais mecanismos preventivos nacionais. Por meio da Lei nº 12.847/13, o Brasil pretendeu atender à exigência do Protocolo, ao criar o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.Quanto ao meio proposto tanto pelo Protocolo quanto pela Lei para alcançar a finalidade almejada, assinale a afirmativa correta.
Você advoga na Procuradoria Geral do Estado em que reside. Em uma tarde, recebe um telefonema urgente do diretor da Penitenciária Anhanguera, que deseja fazer uma consulta de viva voz. Diz o diretor que está com duas pessoas identificadas como membros do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e que elas estão requerendo acesso imediato às instalações da penitenciária, onde pretendem gravar entrevistas com alguns presos. Também estão solicitando acesso aos registros relativos ao tratamento conferido aos presos.
Com base nas normas de funcionamento do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, cabe a você informar corretamente ao diretor que
No estado em que você reside há cerca de quinze anos, cinco homens foram assassinados por tiros disparados por pessoas encapuzadas. Houve uma alteração da cena do crime, sugerindo a mesma forma de atuação de outros assassinatos que vinham sendo praticados por um grupo de extermínio que contaria com a participação de policiais. Na época, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos, mas concluiu pela ausência de elementos suficientes de autoria, encaminhando os autos ao Ministério Público, que pediu o arquivamento do caso. A Justiça acolheu o pedido e alegou não haver informações sobre autoria, motivação ou envolvimento de policiais. Segundo opinião de especialistas, a apuração policial do caso foi prematuramente interrompida. A Polícia Civil teria deixado de realizar diligências imprescindíveis à elucidação da autoria do episódio. Manter o arquivamento do inquérito, sem a investigação adequada, significaria ratificar a atuação institucionalmente violenta de agentes de segurança pública e, consequentemente, referendar grave violação de direitos humanos.Para a hipótese narrada, como advogado de uma instituição de direitos humanos, assinale a opção processual prevista pela Constituição da República.
A mortalidade aumentada na cetoacidose diabética pediátrica é relacionada principalmente com:
Criança 7 anos dá entrada na emergência pediátrica pós-acidente automobilístico grave, e o que chama atenção são as seguintes alterações neurológicas: • Flexão de membros em resposta à dor. • Percepção confusa com relação ao ambiente. • Abertura ocular ao som.Pode-se afirmar que existe traumatismo craniano do tipo:
A toxíndrome simpaticomimética na infância, desencadeada por fármacos como Salbutamol, catecolaminas, efedrina e quetamina, possuem como sinais e sintomas:
Márcio ingressou com reclamação trabalhista contra a empresa Asa Branca, pleiteando o recebimento do adicional de insalubridade durante todo o período do pacto laboral, sob o argumento de que trabalhava em local insalubre. A empresa argumentou que não era devido o adicional de insalubridade, já que Márcio não trabalhava em caráter permanente em local insalubre, e, sendo assim, expunha-se a situação insalubre apenas de forma intermitente.Diante da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.
Julgue o seguinte item, relativos a traumatismos dentários.As fraturas radiculares são mais comuns na dentição decídua que na permanente.
Julgue o seguinte item, relativos a traumatismos dentários.Quando há deslocamento completo do dente, em caso de rizogênese incompleta, o tratamento endodôntico deve ser feito imediatamente antes da remoção do splint.
Recuperar senha