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Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 x
#74376
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme
a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto
denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.
Uma das técnicas mais utilizadas para evitar o posicionamento da aeronave no coffin corner é o incremento da velocidade

#74375
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
Ao atingir o mach crítico, a aeronave alcança, em todos os pontos de sua superfície, velocidade superior à do som

#74374
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(1,0)

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
A velocidade do som é maior nas condições ISA que nas condições ISA-20

#74373
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
Uma substância é compressível se o seu volume varia de acordo com a pressão por ele suportada

#74372
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som

#74371
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(1,0)

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos
tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a
seguir.
Artigos perigosos podem ser transportados em aeronaves pequenas, com peso máximo de decolagem aprovado igual ou inferior a 5.670 kg (12.500 lb), desde que os passageiros da aeronave estejam de posse de instruções escritas a respeito das características e do manuseio apropriado dos produtos transportados

#74370
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Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos
tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a
seguir.
Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga

#74369
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Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos
tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a
seguir.
As abreviações ACC, APP, ATZ e AFIS, de acordo com o disposto na ICA 100-12, correspondem, respectivamente, a Centro de Controle de área, Controle de Aproximação, Zona de Tráfego de Aeródromo e Serviço de Informação de Voo

#74368
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos
tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a
seguir.
Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade

#74367
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A identificação de um NDB pode ser feita por meio de modulação de sinal audível emitido em código Morse com duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não se prestam a balizar aerovias para os voos em rota

#74366
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Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da
utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.
O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft

#74365
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De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam
respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo
por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia
mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da
aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento
conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente
para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além.
Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.
Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero

#74364
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Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Em uma carta de área (ARC), com escala de 1:800.000, a distância entre dois pontos hipotéticos de auxílio de rádio-navegação, AGENC, localizado na latitude 15º 36's, e AVCIV, sobre a latitude 15º 47'S, ambos na longitude 047º 55'W, medida sobre esse arco de meridiano equivalerá a 9 milhas náuticas

#74363
Concurso
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Um grau de longitude sobre um arco de paralelo é sempre equivalente a 60 milhas náuticas

#74362
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Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica