(1,0)
A indústria de alimentos tem como um dos seus principais objetivos estender a vida útil de matérias-primas e produtos acabados. Para tanto, há diversas tecnologias disponíveis, tais como:I. pasteurização/esterilização; II. refrigeração; III. secagem; IV. fermentação; V. liofilização; VI. congelamento; VII. utilização de alta-pressão; VIII. salga e defumação, entre outras.As tecnologias que utilizam a alteração da atividade de água são APENAS:
O objetivo dos processos de limpeza e sanitização é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos e, algumas vezes, inorgânicos também, de uma superfície que processa alimentos. Considere a sequência abaixo.1º pré-lavagem; 2º aplicação de detergente alcalino; 3º enxágue com água potável; 4º aplicação de detergente ácido; 5º enxágue com água potável; 6º aplicação de um sanificante à base de ácido hipocloroso; 7º enxágue com água potável.Para um processo de higienização pela técnica Clean in Place (CIP) de um trocador de calor de placas utilizado para a esterilização de leite, é correto afirmar:
No Brasil, a vigilância epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos ou DTA (VE-DTA) monitora os surtos e os casos das doenças definidas em legislação específica. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), são notificados em média, por ano, 700 surtos de DTA, com envolvimento de 13 mil doentes e 10 óbitos. Os principais agentes causadores de doenças devido ao consumo de alimentos são:
A Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. No item 4 desta resolução, mencionam-se os requisitos para elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados − POP’s. Este documento apresenta as seguintes características:
Deseja-se preparar 1,0 m3 de uma solução aquosa a 100 mg/L de ácido hipocloroso, para higienizar uma linha de produção, a partir de um produto formulado que apresenta em sua composição 5% deste princípio ativo em massa. O volume da solução concentrada que deverá ser utilizado será: Dado: 1% de princípio ativo em massa igual a 104 mg/L.
Recuperar senha