(1,0)
Segundo Onrubia (in: Coll, 1999), pode-se afirmar que oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e oferecer nela ajuda e apoio para que, por meio dessa participação e graças a esses apoios, os alunos possam ir adquirindo mais possibilidades de atuação autônoma e uso independente desses esquemas perante novas situações e tarefas, cada vez mais complexas. De acordo com Onrubia, a respeito da ZDP, é correto afirmar:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 3, a organização dos conteúdos para o trabalho com movimento deverá respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais presentes nas muitas regiões do país. Os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade. Segundo o referido documento, a dimensão expressiva do movimento engloba
Goldschmied (2006) afirma que os acessos de raiva são extremamente comuns em crianças muito pequenas e provavelmente estão relacionados, entre outros motivos, à incapacidade de reconhecer suas próprias necessidades e às frequentes frustações que vivenciam. Às vezes, o acesso de raiva pode ocorrer muito repentinamente, com a criança se jogando ao chão, gritando e esperneando. De acordo com Goldschmied, em momentos como esse,
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 2, afirma que a passagem da heteronomia para a autonomia supõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). De acordo com o referido documento, para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que
Segundo Hernández e Ventura (1998), o modelo de aprendizagem que considera fundamental partir de uma atividade, a partir da qual os alunos desenvolvem uma estratégia de indução que lhes permita, desde suas experiências imediatas, tratar de buscar, por si mesmos, respostas a suas necessidades e a informação requerida para complementá-las, é denominado
Recuperar senha