(1,0)
Com base em disposições da Constituição do Estado de Sergipe, julgue o item seguinte.
A função de delegado-geral da Polícia Civil incumbe privativamente a delegado de polícia integrante da classe final da respectiva carreira, nomeado, em comissão, pelo governador do estado de Sergipe
Acerca da carreira e do sistema remuneratório dos delegados da Polícia Civil do estado de Sergipe e do regime jurídico dos servidores ocupantes de cargos efetivos das carreiras policiais civis do estado de Sergipe, julgue o item subsecutivo.
Situação hipotética: Um delegado de polícia, por força de mandato eletivo em entidade de classe, esteve afastado da atividade policial pelo período ininterrupto de oito anos. Assertiva: Nessa situação, ao retornar para a função, o delegado terá computado como de efetivo exercício e para fins de promoção os oito anos durante os quais esteve afastado.
Situação hipotética: Um delegado de polícia recém-empossado exerceu, anteriormente, função comissionada em diretoria operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe pelo período de seis anos. Assertiva: Nessa situação, em razão da natureza da função comissionada exercida, o período trabalhado será considerado para efeito de estágio probatório.
A situação transitória de acumulação de atribuições pelo delegado de polícia em mais de uma delegacia no interior do estado de Sergipe enseja retribuição financeira equivalente a 10% do subsídio, valor que não se incorpora à remuneração do agente público.
Os delegados de polícia do estado de Sergipe, em razão da natureza da carreira, são remunerados por subsídio fixado em parcela única, o que não exclui o direito à percepção de adicionais e prêmios por produtividade, ainda que eventuais ou periódicos.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do trecho da letra de música anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
Em "Mas não me deixe sentar" (v.11), a colocação do pronome "me" após a forma verbal "deixe" - deixe-me - prejudicaria a correção gramatical do trecho.
No verso "Às vezes é ela quem diz" (v.2), a supressão de "é" e "quem" prejudicaria a coerência do trecho.
No trecho apresentado, a associação de "As grades do condomínio" (v.5) com as palavras "proteção" (v.6) e "prisão" (v.8) remete a uma solução encontrada pelos cidadãos que, para se proteger da violência, se privam de sua liberdade, tornando-se prisioneiros em seus lares.
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Os termos "a crimes contra o público" (?. 11 e 12) e "de queixas" (?.14) complementam, respectivamente, os termos "relativos" e "investigações".
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se, no trecho "a um público específico" (?. 2 e 3), a preposição "a" fosse suprimida.
De acordo com o segundo período do texto, o DAGV é um espaço destinado a alojar grupos vulneráveis, como idosos, homossexuais, mulheres, crianças e adolescentes, dando-lhes refúgio e proteção constante.
Predomina no texto a tipologia narrativa, a qual é adequada ao propósito comunicativo de apresentar ao leitor um relato linear e objetivo da história do DAGV desde o seu surgimento até os dias atuais.
Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
A correção gramatical e os sentidos do texto serão preservados caso se reescreva o último período do texto da seguinte forma: Para analisar essa participação, é preciso verificar se ela funciona como controle social legítimo da atividade policial e se acaso ela produz uma participação equânime.
A oração "que haja a implementação de um modelo de policiamento" (?. 11 e 12) tem a função de qualificar o adjetivo que a antecede: "essencial" (?.11).
A eliminação da vírgula logo após "legais" (?.8) prejudicaria a correção gramatical do texto.
Recuperar senha