(1,0)
Dentro do contexto escolar, percebe-se inúmeras situações que geram conflitos, independentemente, dos sujeitos envolvidos. Assim, é importante discernir a amplitude envolvida na concepção de “conflito”. Na literatura, encontra-se a obra: “Gestão do Conflito Escolar: da Classificação dos Conflitos aos Modelos de Mediação, de Álvaro Chrispino, que faz uma abordagem conceitual e prática sobre o tema. Assinale a alternativa que vai de encontro à perspectiva apresentada pelo autor.
Em nível municipal, o desenvolvimento de uma Política de Educação Infantil, em conformidade com a legislação nacional, demanda, dentre outras, as seguintes ações pelas Secretarias Municipais de Educação, exceto:
No Brasil, desde o século XVI, a oferta de programas de educação escolar às comunidades indígenas esteve pautada em aspectos que parecem inalterados. Dos missionários jesuítas aos positivistas do Serviço de Proteção aos Índios, do ensino catequético ao ensino bilíngue, a tônica empregada ratifica a instituição da escola entre grupos indígenas como um instrumento de
De acordo com Lerner (2002), ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. Logo, é importante que os professores dimensionem assertivamente o projeto de leitura e escrita que será trabalhado, compreendendo o planejamento, a seleção e a organização. Em consonância com as afirmações da referida autora, é possível afirmar, exceto:
O compromisso político em relação à alfabetização é demonstrado, dentre outras formas, por meio da Política Nacional de Alfabetização. Em seu artigo 6º, é estabelecido o público-alvo a que se destina, descrito a seguir, exceto:
Recuperar senha