(1,0)
Sobre estratégia da saúde da família, analise as alternativas e assinale a correta:I - Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.II - Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSFR): desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) construídas/localizadas nas comunidades pertencentes a regiões à beira de rios e lagos cujo acesso se dá por meio fluvial.III - Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).
“O Programa de Saúde da Família (PSF) constitui uma estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde à população brasileira. As equipes eram compostas apenas de médico e enfermeiro e em 1997, foram incorporados o auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. Neste momento inicial, a saúde bucal não teve seus profissionais incluídos na equipe mínima, apesar de existir, àquela época um movimento nacional em prol da inclusão da equipe de Odontologia no Programa de Saúde da Família.” (PEREIRA et al., 2009).Em qual ano o cirurgião-dentista foi inserido nessa proposta?
Segundo a Portaria nº 958, de maio de 2016, pode acrescentar à equipe multiprofissional que compõe a Estratégia de Saúde da Família de forma conjunta ou não:
I. Cirurgião-dentista.
II. Técnico de saúde bucal.
III. Terapeuta ocupacional.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas a seguir referentes às especificidades dos profissionais de Saúde Bucal:
I.Os profissionais de saúde bucal das equipes de saúde bucal da família podem se organizar em uma modalidade contendo um cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família e auxiliar em saúde bucal ou técnico em saúde bucal.
II.Os profissionais de saúde bucal das equipes de saúde bucal da família podem se organizar em uma modalidade contendo um cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, um técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal ou outro técnico em saúde bucal.
III.Os profissionais das duas modalidades de organização das equipes de saúde bucal nas estratégias da saúde da família desenvolverão suas atividades, na totalidade, em Unidades Odontológicas Móveis.
IV. Recomenda-se que os profissionais de Saúde Bucal estejam vinculados a uma ESF e compartilhem a gestão e o processo de trabalho da equipe tendo responsabilidade sanitária pela mesma população e território que a ESF à qual integra.
É correto o que se afirma em:
A inclusão do cirurgião-dentista e a criação das equipes de saúde bucal no contexto do Programa de Saúde da Família fizeram com que a saúde bucal passasse a ser compreendida como
Recuperar senha