(1,0)
Dentre as ferramentas de conservação e controle de populações e comunidades de peixes, destaca-se a instrução normativa nº 43, de 2004, do IBAMA, que versa sobre aparelhos e procedimentos de pesca proibidos em águas continentais do território nacional. Assinale a alternativa que apresenta o aparelho/procedimento que NÃO está presente nessa instrução normativa.
O uso de marcadores moleculares nos estudos populacionais tem crescido de forma exponencial. É uma ferramenta que permite monitorar eventos de endogamia, por exemplo, que levam ao aumento da homozigose e redução da variabilidade genética. A análise de genes exclusivamente maternos permite refinar o estudo de relações filogenéticas e discriminação de subpopulações. Nesse caso, qual é o marcador molecular utilizado?
Considere o trecho a seguir:A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.
Águas utilizadas para o abastecimento apresentam risco de serem contaminadas por excretas de origem humana ou animal podendo, dessa forma, conter organismos patogênicos e tornar-se veículo de transmissão de doenças. Por isso, há a necessidade de avaliar as condições sanitárias das águas em exames rotineiros. Nessas avaliações é investigada a presença do grupo Coliforme, que atua como indicador de poluição fecal. Em relação ao grupo coliforme, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.I. A sua ausência é evidência de uma água bacteriologicamente potável. II. São os únicos patógenos que sobrevivem na água e permanecem capazes de causar doenças. III. Fazem parte desse grupo: Escherichia coli e Klebisiela pneumoniae. IV. Não existem Coliformes que não sejam de origem fecal. V. Nenhum tipo de bactéria do grupo coliforme é admitida em água tratada.
Em levantamentos de biodiversidade (inventários florísticos ou faunísticos) devem ser executadas as seguintes etapas:I. coleta; II. identificação; III. definição do grupo taxonômico; IV. definição da área de estudo; V. publicação.Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta que deve ser seguida nesse levantamento.
Recuperar senha