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A respeito do desenvolvimento de coleções, julgue o item seguinte.
Desde os pergaminhos aos documentos eletrônicos não há como formar e desenvolver coleções sem se deparar com questões próprias da natureza do processo, que envolvem o espaço físico e a busca e o fornecimento de material para satisfazer as necessidades informacionais dos usuários.
Etapas como seleção, aquisição e desbaste são parte do cotidiano de uma biblioteca, não havendo necessidade de orientação específica no processo de formação e desenvolvimento das coleções.
Gerenciar acervos significa mais que localizar, agrupar e conservar, inclui traçar metas de desenvolvimento e expansão do acervo, levando em consideração os objetivos da instituição, as demandas informacionais existentes e a serem criadas, o contexto político, social e econômico local, nacional e mundial.
Para a elaboração da política de desenvolvimento de coleções, o bibliotecário deve ter ciência do estado atual da coleção, das áreas do conhecimento mais solicitadas, do perfil das necessidades informacionais da clientela, dos objetivos da instituição à qual a biblioteca está agregada e, principalmente, do orçamento para aquisição.
A colaboração científica entre instituições distintas possibilita o intercâmbio de conhecimento e, consequentemente, efetiva troca de experiências, impulsionando a evolução da ciência.
Tendo em vista que o bibliotecário deve estar preparado para enfrentar as dificuldades referentes às necessidades de informação de um determinado público, julgue o item que se segue.
Os diários da justiça são publicações oficiais dos expedientes do Conselho Nacional de Justiça e divulgam reportagens opinativas, além de serem veículos de publicidade dos atos da administração.
A Seção 2 do Diário Oficial da União, que é destinada à publicação de atos de interesse dos servidores da administração pública federal, encontra-se dividida nos mesmos moldes da Seção 1, conforme os órgãos que compõem a administração pública federal. Na seção 2, é possível encontrar despachos, portarias e portarias interministeriais, entre outros atos.
A informação jurídica fundamenta-se em um tripé informacional: legislação, doutrina e jurisprudência. A doutrina é o conjunto normativo que regula a convivência social.
As fontes de informação impressas geralmente são mais fáceis de descrever com precisão em uma bibliografia, por serem mais estáveis e sistemáticas do que as fontes eletrônicas ou digitais.
O direito possui linguagem própria e, além da utilização de termos latinos, dicionários e enciclopédias são de uso comum da área.
Julgue o item subsequente, relativo a automação e bibliografia.
As convenções adotadas nas marcações de um registro bibliográfico pelo formato MARC21 bibliográfico têm suas próprias regras de descrição de conteúdo para o desenvolvimento de catálogos e o atendimento aos objetivos bibliográficos.
Em uma biblioteca, o processo de automação para registrar dados bibliográficos de uma unidade de informação em um novo sistema de automação é denominado conversão retrospectiva.
Existem várias formas de elaborar uma bibliografia, mas, apesar da diversidade de métodos, há uma série de recomendações gerais como, por exemplo, a de que a menção do documento original seja feita na língua do sistema em que será inserido.
Entre os produtos resultantes do trabalho bibliográfico, incluem-se as bibliografias nacionais; bases de dados especializadas; bases de dados cadastrais (eventos, especialistas, outros); catálogos comerciais (de livrarias, por exemplo); sistemas de informação ao cidadão; bases de dados bibliométricas; sistemas de produção de revistas eletrônicas; e portais de informação da Internet.
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