(1,0)
Considerando que uma administração eficaz de bibliotecas precisa estar focada nas reais necessidades de informação de sua comunidade de usuários, estando disposta não apenas a estudar essa comunidade, mas também a ouvi-la, julgue o item a seguir.
Independentemente do suporte ou da localização física da informação, o objetivo da administração eficaz de bibliotecas é atender com informação essencial aos usuários.
Os conhecimentos do profissional de biblioteconomia devem ser específicos em gestão, de modo a possibilitar que ele faça que a alta administração compreenda a importância da interação nos processos de desenvolvimento da biblioteca.
As novas tecnologias de comunicação proporcionaram melhoria na qualidade dos serviços das organizações e valorizaram as técnicas de marketing e divulgação.
Para ser eficaz, uma administração deve adotar práticas administrativas flexíveis, que possibilitem a maior participação e interlocução entre o administrador, os funcionários e os usuários.
É a administração que deve oferecer ao usuário produtos e serviços que atendam suas aspirações e necessidades.
A respeito da integração do usuário de biblioteca aos serviços de acesso à informação, julgue o próximo item.
O campo de estudo de usuário da informação é também denominado estudo de comportamento informacional.
Entre as bases de dados que indexam a literatura relativa à ciência da informação, destaca-se a LISA, que é uma bibliografia corrente, publicada em diversos países e línguas, indexando periódicos especializados.
Um banco de dados é uma coleção de registros normalmente gerenciada por um sistema de busca. Os bancos de dados variam em seu conteúdo (páginas web, patentes, dados estatísticos, normas técnicas, periódicos científicos etc.).
As bases de dados são especialmente adequadas para responder a perguntas multifacetadas, uma vez que praticamente todos os campos dos seus registros são indexados, tornando-se pesquisáveis.
Se um usuário demandar o monitoramento de determinada área de pesquisa científica, deverá ser oferecido a ele o serviço de disseminação seletiva da informação.
No que se refere ao serviço de referência, ao estudo de usuário-entrevista e ao desenvolvimento de coleções, julgue o item subsequente.
O objetivo dos estudos de usuários é subsidiar a educação dos usuários, de modo a torná-los capazes de conhecer as suas necessidades de informação, acessar essas informações, avaliá-las criticamente e usá-las com a devida ética e de maneira bem-sucedida.
Ao realizar a entrevista de referência, o bibliotecário deve aceitar de imediato a consulta do usuário, sem verificar se a questão formulada corresponde à necessidade real desse usuário.
Os estudos de usuários são essenciais para a avaliação dos serviços desenvolvidos pela biblioteca e, como tal, fazem parte do processo de planejamento e da tomada de decisões.
A formação da coleção de biblioteca deve ser feita pela filtragem adequada das informações, obedecendo a padrões estabelecidos de seleção que garantam a disponibilidade de obras confiáveis nos diversos suportes informacionais; para isso, é imprescindível conhecer as necessidades da comunidade, a fim de permitir um planejamento com qualidade e eficácia no desenvolvimento e formação das coleções.
O processo de avaliação contribui para a mudança, transformação, preservação e, até mesmo, para o descarte das publicações, mas não é útil no planejamento das alterações a serem feitas na coleção.
Recuperar senha