(1,0)
Julgue o item que se segue, a respeito de catálogos, resumos e índices.
A metodologia OAI (open archive initiative) possibilita a criação de catálogos coletivos, incentivando a formação de redes de bibliotecas, mas é inviável para a maioria das bibliotecas, devido ao seu alto custo administrativo-financeiro.
A ordem sistemática utilizada para o arranjo de um catálogo determina a sua forma interna, isto é, se o catálogo é de autor ou de assunto e se é catálogo dicionário ou catálogo classificado.
Índice de afinidade é um indicador bibliométrico que reflete o grau de autocitação de uma revista e sua abertura ou fechamento a outras revistas.
Um resumo automático é formado quando o sistema seleciona sentenças completas, em decorrência da concentração de termos relevantes no documento original.
A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue o item subsequente.
O FRBR (functional requirements for bibliographic records), um modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento, estabelece as entidades dos registros bibliográficos, os atributos de cada uma dessas entidades e as relações entre elas.
Situação hipotética: No seguinte conjunto de informações, que aparece, nessa ordem, na folha de rosto de uma publicação, os dois últimos nomes são de autores.
Marcos Vinícius Seratto (Coordenação)
Antônio César Bonnavitta (Coordenação)
Marlúcia de Castro Souza
Mônica Bourdignon
Assertiva: Nesse caso, a entrada principal será feita para o primeiro coordenador; as entradas secundárias, para o segundo coordenador e autoras.
No caso de um anteprojeto de lei, a entrada principal é feita pelo nome da pessoa ou da entidade autora da referida norma.
A tabela Auxiliares Comuns de Tempo, da CDU, prevê a indicação de datas por meio da citação da notação do calendário comum na ordem ano-mês-dia, entre aspas, como, por exemplo, a data 15 de janeiro de 1992, que é registrada da seguinte maneira: "1992.01.15".
Na CDU, deve-se introduzir a ordem de citação se a classificação for usada pré-coordenadamente com o objetivo de arquivamento ou organização de livros em estantes.
A CDU prevê um meio para acomodar áreas novas de estudos ou áreas que estejam em desenvolvimento, que é a barra, como mostra o exemplo a seguir:
633.1 significa Cereais. Culturas de grãos;
632 significa Danos e estragos nas plantas. Doenças das plantas.
Assim, 633.1/632 será o número final para Pragas de culturas de grãos.
Segundo a CDU, na representação dos assuntos e na ordenação do catálogo sistemático, é impossível que os detalhes previstos na tabela Auxiliares Comuns Independentes assumam a função e a posição de primeiro ponto de acesso às informações contidas nos documentos.
Tendo como referência as normas técnicas da área de documentação, julgue o item seguinte.
Na elaboração da referência bibliográfica de uma obra que tenha sido produzida pela Secretaria de Recursos Hídricos do estado de Pernambuco, como essa entidade tem uma denominação genérica, é necessário que essa denominação seja seguida pelo nome da jurisdição geográfica à qual ela pertence, da seguinte forma: SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS. Pernambuco.
De acordo com a NBR 6032, abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas diferentes que possuam a mesma raiz e o mesmo sentido, sempre que a ortografia o permitir, a exemplo do que ocorre com as palavras Informação (em português) e Information (em inglês), cuja abreviação é Inf.
Conforme a NBR 6032, o título do periódico hipotético "Realidade Econômico-Social" deve ser abreviado da seguinte forma: Real. econ. soc.
A palavra "dado" pode ser abreviada, segundo a norma da NBR 6032, da seguinte forma: dd.
Recuperar senha