(1,0)
De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.
Os arquivos permanentes devem ser preservados apenas se ficar constatado o seu uso específico, imediato ou remoto.
A respeito do arquivamento e da ordenação de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.
No arquivamento de documentos, é fundamental a seleção de apenas um método, para evitar dificuldades de localização no momento da busca.
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Os elementos causadores de danos aos documentos podem ser físicos, químicos e biológicos.
No que se refere às atividades de tramitação e expedição de documentos, julgue o item que se segue.
Na expedição, o protocolo deve separar os documentos originais de suas cópias.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
A gestão de documentos inclui a coordenação da equipe de trabalho do arquivo e do espaço físico em que o acervo está armazenado.
Considerando que, no campo científico, um princípio é uma proposição geral aplicável a todos os casos que lhe digam respeito e que, se aceita pela comunidade científica, pode tornar-se um axioma, julgue o item subsecutivo, referente ao princípio arquivístico.
A teoria das três idades documentais é um princípio arquivístico, na medida em que é um conceito geral aplicável a qualquer realidade documental arquivística e plenamente aceito pela comunidade científica da área.
Com relação aos princípios da arquivologia, julgue o seguinte item.
O princípio da proveniência determina a ordenação dos documentos no interior dos fundos.
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
A devida implantação das normas legais sobre políticas de acesso aos documentos de arquivo em níveis federal, estadual ou municipal exige respaldo em políticas arquivísticas institucionais.
As políticas de acesso aos documentos e às informações foram impulsionadas pela evolução tecnológica observada nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, com a reconfiguração de diversos processos e o levantamento de novos questionamentos.
As informações e os arquivos devem ser abertos ao público de forma ampla, caso não haja restrições de acesso decorrentes da classificação do sigilo dos documentos.
O arquivamento horizontal não é recomendado para arquivos correntes.
O princípio da ordem original surgiu devido à necessidade de se estabelecerem regras a serem aplicadas para o tratamento de documentos dos arquivos corrente e intermediário pelo seu produtor ou receptor.
Em instituições públicas, é permitida a guarda de arquivos intermediários em locais distantes de onde foram produzidos, se houver essa necessidade em razão do volume crescente de documentos físicos.
A incidência da luz direta sobre os documentos favorece a degradação da lignina e o rompimento das fibras de celulose, podendo causar desbotamento ou escurecimento dos documentos.
Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.
Os sistemas informatizados de gestão de documentos devem fornecer proteção de acesso para evitar que usuários não autorizados interceptem informações dos documentos.
Recuperar senha