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Acerca dos defeitos em equipamentos de refrigeração, julgue o próximo item.
A presença de não condensáveis no sistema, o excesso de fluido refrigerante e problemas no condensador, como curto circuito de ar quente ou vazão de água insuficiente, são causas para o acionamento do pressostato de baixa pressão de sucção.
Um superaquecimento excessivo, causado pela falta de fluido refrigerante ou pela obstrução da válvula de expansão, ou ainda um baixo sub-resfriamento, decorrente da falta de fluido refrigerante, da obstrução do filtro secador da linha de líquido ou da abertura excessiva da válvula de expansão, são exemplos de problemas que provocam a elevação da temperatura de descarga e, consequentemente, a degradação do óleo lubrificante.
As causas prováveis para o acionamento do pressostato de alta pressão incluem válvula de expansão muito aberta ou muito grande; vazamento da carga do bulbo da válvula de expansão; evaporador sujo, congelado ou com ventilador inoperante; filtro secador da linha de líquido obstruído; temperatura de condensação muito baixa; e falta de fluido refrigerante.
A verificação de falhas relativas ao aterramento do compressor pode ser realizada utilizando-se um megômetro ou um ohmímetro. A presença de resistências menores que 2 megaohms, entre qualquer pino e a carcaça, indica falha de aterramento.
A umidade excessiva no sistema, devido à negligência na realização de vácuo ideal, causa a formação de óxido, que decompõe o lubrificante e o refrigerante e gera acidez, a qual atacará o verniz do enrolamento do motor. Esse processo provoca a queda do rendimento do sistema e a deterioração do óleo e pode, até mesmo, travar o compressor.
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