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A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
Deming definiu quatorze pontos cruciais para a gestão da qualidade total, sendo possível destacar entre eles o forte apelo para a inspeção em massa.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, denominado GesPública, busca a promoção da qualidade e excelência dos serviços públicos prestados ao cidadão.
As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.
Utilizada atualmente como solução de aprimoramento contínuo em qualquer área, o ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta versátil, oriunda da escola da qualidade total.
As ideias de Feigenbaum, responsável pelo conceito de TQC (total quality control), corroboravam a concepção geral de que qualidade não consiste apenas em controle de produção ou em mecanismos de inspeção: ela é, além disso, uniformidade de produção, visando a satisfação do cliente.
No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.
Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.
Segundo Frederick Herzberg, um dos teóricos das teorias motivacionais, há dois fatores que explicam o comportamento das pessoas: os higiênicos e os motivacionais.
A expectativa do indivíduo sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos.
Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.
Segundo estudos sobre contrastes entre culturas organizacionais de vários países, verificou-se que, embora japoneses, norte-americanos e latinos deem muito valor à hierarquia, para os japoneses a decisão é uma responsabilidade individual; para os norte-americanos, coletiva; para os latinos, do chefe.
A departamentalização funcional baseia-se na divisão de áreas dentro da organização por serviços.
As funções básicas da administração são marketing, produção, vendas e finanças.
Nos conceitos administrativos, várias palavras assumem novos significados; dessa forma, eficiência é um termo utilizado para identificar organizações que aperfeiçoam o uso de seus recursos em relação aos meios utilizados para produzir resultados.
Com referência à reforma do Estado e à administração pública gerencial, julgue o item subsequente.
Os problemas de governabilidade decorrem do excesso de democracia e do peso exagerado das demandas sociais.
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