(1,0)
Quanto aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.
A oração “para atender à demanda por moradia no País nos próximos dez anos” (linha 16) expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de finalidade.
Na linha 15, o emprego do acento indicativo de crase em “às pessoas” justifica‐se pela regência do termo “emprestados” e pela anteposição de artigo definido à palavra “pessoas”.
Na linha 11, os termos “instável” e “escasso” têm, no texto, a mesma classificação gramatical e função sintática.
A forma verbal “viram” (linha 11) consiste na flexão do verbo vir na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo.
Na linha 10, a oração “que ganham até três salários mínimos por mês” restringe o termo “famílias”.
A acentuação gráfica da forma verbal “têm” justifica‐se pela mesma razão da do vocábulo “também”.
Na linha 5, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “cresceu” estivesse flexionada no plural, dada a possibilidade de concordância com “7%”.
As vírgulas empregadas, respectivamente, após “País” (linha 2) e “elevado” (linha 3) isolam oração de sentido explicativo.
A acentuação gráfica dos vocábulos “já”, “três” e “mês” justifica‐se pela mesma regra de acentuação gráfica.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserida uma vírgula após o vocábulo “famílias” (linha 2), último termo de uma enumeração.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item.
Da leitura do final do último período do texto infere‐se que nem todas as famílias brasileiras de classe média adiaram a compra da casa própria durante a recessão.
De acordo com o texto, a visível recuperação da economia brasileira tem aquecido o mercado imobiliário que visa à classe média.
Depreende‐se da leitura do texto que o peso excessivo do aluguel no orçamento das famílias brasileiras nos últimos anos constitui um impedimento para a compra da casa própria.
De acordo com o texto, famílias que recebem até três salários mínimos mensais são as que mais carecem de habitação própria no Brasil.
O texto consiste em uma narração acerca do deficit habitacional brasileiro a partir de 2007, o que se confirma pela fala de personagens e pela cronologia dos fatos apresentados.
Recuperar senha