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Cargo: Analista de Trânsito x
#261188
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(1,0)

O Código de Trânsito Brasileiro estipula que deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente o condutor comete uma infração:

#261187
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Manoel estudou o Código de Trânsito Brasileiro e sabe que a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
Contudo Manoel conduzia seu automóvel em uma via urbana e se deparou com uma via coletora onde não existe sinalização regulamentadora, mas por ter estudado o Código de Trânsito Brasileiro, Manoel tem conhecimento que nesta situação específica a velocidade máxima será de:

#261186
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Analise o texto abaixo de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de ........... dias, contado da notificação da autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o Contran, e, transcorrido o prazo, se não o fizer, será considerado responsável pela infração o principal condutor ou, em sua ausência, o proprietário do veículo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

#261185
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De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro foi criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), administrado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, com a finalidade de cadastrar os condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação prevista neste mesmo Código, nos últimos 12 meses, conforme regulamentação do Contran.
Com que periodicidade o RNPC deverá ser atualizado?

#261184
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De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro:
Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há ........... ano na categoria ............, e não ter cometido mais de uma infração ............ nos últimos ............. meses.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

#108366
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DETRAN-MA
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Polos geradores de tráfego são empreendimentos que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária e em seu entorno imediato, e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres.

Qualquer que seja a estruturação formal do roteiro para elaboração de estudos de impacto de polos geradores de tráfego, é importante que sejam desenvolvidos segundo os seguintes planos distintos de análise:

I. Análise dos impactos sobre as vias de acesso e adjacentes ao empreendimento em função das prováveis ocorrências de congestionamentos e de pontos críticos de circulação e segurança viárias, pela redução ou esgotamento de sua capacidade de tráfego e assimetria entre oferta e demanda de vagas de estacionamento.

II. Análise dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

III. Análise do projeto arquitetônico do empreendimento no que diz respeito às características geométricas e de localização dos acessos, vias internas de circulação, raios horizontais e declividades em rampas e acessos, bem como ao dimensionamento, arranjo funcional e suficiência das vagas de estacionamento e de carga e descarga de veículos, entre outros aspectos.

Está correto o que se afirma em

#108365
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Considere um trecho de rodovia de pista simples, com a seguinte frota:

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito E



Pelo método USACE, adotando-se a taxa de crescimento de 0% ao ano e período de 20 anos, o número “N” é:

#108364
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Velocidade é, dentre as características essenciais do tráfego, uma das mais complexas para se definir. Assume várias formas, de acordo com o tipo de tempo que é utilizado (em movimento, total etc.) e a base espacial sobre a qual é calculada. Velocidade diretriz é a velocidade

#108363
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Para efeito de análise de capacidade, as rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes. A Classe I compreende:

I. Rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas.

II. Rotas de trabalho diário.

III. Rodovias turísticas e recreacionais, que passam por terreno de topografia acidentada.

IV. Rodovias que servem áreas de desenvolvimento moderado.

Está correto o que consta APENAS em

#108362
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Para fins de análise econômica de duplicação de um trecho de uma determinada rodovia, é necessário que se faça distinção entre os vários tipos de tráfego, uma vez que os benefícios resultantes da implantação do projeto de duplicação serão diferentes conforme a ocorrência de cada tipo. O tráfego induzido é aquele

#108361
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A velocidade com que os pedestres atravessam uma via varia de 0,8 m/s a 1,8 m/s. Para fins de projeto, para uma proporção de 40% de idosos (> 65 anos), a velocidade com que os pedestres atravessam uma via em nível é da ordem de, em m/s,

#108360
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Na interseção de duas vias não semaforizada, o comprimento de armazenamento pode ser calculado com base no número médio de veículos que chegam na interseção na hora de pico. Considerando o tempo de espera de dois minutos, para a conversão à esquerda de 100 carros de passeio, por hora, nessa interseção, o comprimento mínimo necessário de armazenamento é, em metros,

#108359
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As interseções em níveis diferentes possuem maior capacidade para o trânsito direto, igualável à capacidade das vias fora da interseção, e oferecem maior segurança que as interseções em nível pela ausência de conflitos. Abaixo, à esquerda estão descritas algumas interseções em níveis diferentes. À direita estão relacionadas as figuras das interseções.

Descrição

I. Diamante Simples

II. Trevo Parcial (dois quadrantes)

III. Trombeta

IV. Giratório

Figura

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito C



A correlação correta entre a descrição e a figura é:

#108358
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Nos estudos de tráfego desenvolvidos para implantação de uma nova interseção, em uma determinada rodovia, foram realizadas pesquisas de tráfego no local previsto para a nova interseção.

Para determinação do fator de expansão sazonal, visando ao cálculo do Volume Médio Diário − VMD, coletaram-se dados na praça de pedágio existente mais próxima ao local da futura interseção, conforme quadro a seguir.

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito B



Sabendo que as pesquisas de tráfego foram elaboradas no mês de dezembro, o fator de expansão sazonal a ser adotado em tais pesquisas, para determinação do Volume Médio Diário − VMD, é

#108357
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Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa