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Julgue o item a seguir, referente a ferramentas de gestão, estilos de liderança, negociação no contexto organizacional e gerenciamento da pluralidade nas organizações.
No processo de avaliação de desempenho de pessoas, é possível avaliar as competências dos empregados por meio da observação dos comportamentos que eles exibem na execução de suas atividades.
Julgue o item que segue, a respeito de avaliação e gestão do desempenho e da política de avaliação do desempenho individual e institucional.
Na etapa de planejamento do desempenho, os gestores e seus subordinados devem pôr em prática o princípio do alinhamento vertical e determinar os objetivos e metas individuais alinhados com as diretrizes da cadeia de valor e com o plano estratégico da organização.
Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue o item a seguir.
As competências individuais variam conforme o contexto, podendo o trabalhador, ao fazer determinado tipo de trabalho, ser competente em uma organização e incompetente em outra, ainda que sejam similares os conhecimentos e as habilidades em exame.
Acerca da ética do psicólogo, julgue o item subsequente.
O psicólogo deve buscar sempre o máximo de transparência na informação dos resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos a quem de direito, apoiando o usuário ou beneficiário na tomada de decisão.
No que se refere à gestão de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue o próximo item.
A execução de projetos de desenvolvimento de pessoas combina a aplicação de métodos no local de trabalho e fora dele, bem como projetos de desenvolvimento gerencial para a aquisição de competências nas organizações.
A respeito da gestão de talentos nas organizações, julgue o item que segue.
Conhecimentos, habilidades e capacidades que gerem valor econômico caracterizam os talentos humanos nas organizações.
Acerca de organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Organizações que proporcionem senso de propriedade a seus membros mediante remuneração por meio de participação nos lucros e resultados são classificadas como organizações que aprendem.
Julgue o próximo item, acerca de gerenciamento de conflitos e de clima e cultura organizacional.
O fato de a totalidade dos gestores de uma organização apresentar comportamentos autocráticos e modelo de gestão centralizada independe da cultura organizacional.
No processo de negociação relativo à gestão de pessoas, independentemente das habilidades interpessoais e das competências e atitudes, a utilização de técnicas e estratégias pelo gestor público é suficiente para alcançar resultados satisfatórios.
O objetivo do feedback é possibilitar a melhoria de comportamentos observados nos empregados. No entanto, a menção de aspectos positivos é uma ação de reconhecimento que descaracteriza o propósito do uso dessa ferramenta.
Julgue o próximo item, relativo à política de recrutamento e seleção de pessoas.
Na administração pública, a vacância é suficiente para que seja determinada a necessidade de abertura de concurso público, devendo os setores de gestão de pessoas controlar o número de servidores - exonerados, demitidos, promovidos, readaptados, aposentados, falecidos ou empossados em outro cargo.
No que concerne à distinção entre administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social, julgue o seguinte item.
A diferença entre a administração de pessoal e a de recursos humanos é que esta, e não aquela, preconiza o alinhamento estratégico entre as políticas de administração de recursos humanos e as diretrizes organizacionais, e o alinhamento horizontal entre os subsistemas de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas.
Assuntos multiprofissionais e relativos à intervenção em que o trabalho do psicólogo esteja diretamente envolvido permitem que ele possa realizar interrupção voluntária e definitiva do serviço sempre que julgar necessário.
Julgue o item seguinte, relativo à psicodinâmica do trabalho.
De acordo com a psicodinâmica, o trabalho passa a ter significado quando o trabalhador tem autonomia para exercer seu potencial criativo e aprender novas competências e habilidades requeridas no trabalho, independentemente do prazer e do bem-estar do trabalhador.
A comunicação e a colaboração entre as diferentes áreas de uma organização e a autogestão das equipes caracterizam o alicerce das organizações de aprendizagem.
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