(1,0)
Considere, abaixo, as informações sobre três pacientes que apresentam vertigem com diferentes características:I. Episódios recorrentes com duração de segundos que pioram com a posição da cabeça, sem sinais neurológicos, manobra de Dix-Hallpike positiva. II. Episódio único agudo de duração prolongada, eventual quadro viral precedente, tendência de queda para um dos lados. III. Episódios recorrentes com duração de minutos a várias horas, sem fator desencadeante ou sinais neurológicos, podendo ter diminuição da audição ou zumbido unilaterais.Os diagnósticos mais prováveis dos pacientes I, II e III são, correta e respectivamente:
Considere, abaixo, quatro pacientes que apresentam lesões mucocutâneas:1. Pápula de 3 cm, com bordas endurecidas, no introito vaginal, extremamente dolorosa. 2. Ulceração indolor de 2 cm na transição entre o corpo do pênis e a glande, com bordas elevadas. 3. Ulceração dolorosa de 3 cm, com bordas elevadas e endurecidas na glande. 4. Ulceração de 1 cm, com bordas elevadas, indolor, no lábio inferior.O diagnóstico de sífilis primária é mais provável APENAS nos pacientes:
Têm MENOR risco de câncer de mama as mulheres que apresentam
Um homem de 32 anos, sem fator desencadeante aparente, passa a desenvolver episódios de hipomania seguidos de comportamento francamente maníaco. No tratamento medicamentoso desse tipo de distúrbio, NÃO tem mostrado ser útil o uso de
Cor pulmonale se refere à disfunção, hipertrofia ou dilatação do ventrículo direito NÃO associadas à
Um homem de 27 anos apresenta febre, dor de garganta e fadiga há 2 dias. O exame mostra hipertrofia e hiperemia de amígdalas, com exsudato esverdeado, linfadenomegalia significativa em cadeia cervical posterior e baço palpável a 2 cm do rebordo costal esquerdo. O médico receita amoxicilina. Após 3 dias, retorna sem melhora dos sintomas e com rash cutâneo maculopapular difuso; houve discreta regressão dos achados na faringe. A conduta mais adequada é
Uma mulher de 46 anos, tabagista, apresenta doença pulmonar obstrutiva crônica avançada. Está plenamente medicada, estável e sem descompensações agudas há mais de 12 meses. Nesse tipo de paciente sabe-se que os benefícios são pequenos ou nulos com o uso contínuo de
Um homem de 40 anos, obeso, sedentário, em uso diário de metformina 850 mg, enalapril 20 mg, hidroclorotiazida 25 mg e alopurinol 100 mg apresenta agudamente dor intensa, edema, vermelhidão e calor local na articulação metatarso falangeana do primeiro dedo do pé direito. Refere episódios semelhantes no passado acometendo o outro pé e também o joelho. Os episódios cederam em alguns dias após uso de medicamentos por via oral. NÃO é uma medida terapêutica aplicável:
Quatro indivíduos mantêm contato próximo com pacientes diagnosticados com infecção sintomática por Influenza H1N1, conforme abaixo:I. Homem de 30 anos com asma controlada com medicamentos. II. Mulher de 30 anos no 10° dia de puerpério. III. Mulher de 44 anos com IMC = 42 kg/m². IV. Homem de 55 anos com hipertensão arterial isolada.É recomendada a profilaxia com antivirais APENAS aos indivíduos
Uma mulher de 32 anos portadora de lúpus eritematoso sistêmico encontra-se estável há 4 meses, exercendo suas atividades profissionais, em uso de prednisona 10 mg, em processo de retirada gradual. Nessa fase, deve-se EVITAR:
No que se refere às intoxicações, julgue o próximo item.Em se tratando de ingesta de soda cáustica (ácali), recomendam-se a lavagem gástrica até uma hora depois da ingesta e o uso de carvão ativado para descontaminação do trato gastrointestinal.
Um paciente de trinta e cinco anos de idade, aparentemente saudável, foi submetido a exames de rotina cujos resultados foram os seguintes: HBsAg positivo; HBeAg negativo; anti-HBe positivo; nível de HBV-DNA no soro de 150 cópias/mL; aminotransferases elevadas, especialmente a ALT; bilirrubinas normais. Ao exame clínico, o paciente estava assintomático e negou qualquer sintomatologia pregressa compatível com hepatite.Com base nesse caso clínico, julgue o item subsecutivo.O perfil sorológico descrito sugere infecção por uma variante do vírus da hepatite B, o mutante precore ou core promoter.
Um paciente de trinta e cinco anos de idade, aparentemente saudável, foi submetido a exames de rotina cujos resultados foram os seguintes: HBsAg positivo; HBeAg negativo; anti-HBe positivo; nível de HBV-DNA no soro de 150 cópias/mL; aminotransferases elevadas, especialmente a ALT; bilirrubinas normais. Ao exame clínico, o paciente estava assintomático e negou qualquer sintomatologia pregressa compatível com hepatite.Com base nesse caso clínico, julgue o item subsecutivo.O quadro descrito sugere que o paciente seja portador inativo do vírus da hepatite B, não havendo necessidade de tratamento medicamentoso.
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, assintomático, foi submetido a exames cujos resultados indicaram glicemia em jejum de 131 mg/dl e glicemia após duas horas de sobrecarga com 75 g de glicose de 210 mg/dl. Ao exame clínico, o paciente declarou não ter histórico pessoal ou familiar de diabete.Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.O paciente deve ser tratado com acetato de triancinolona para a prevenção de retinopatia diabética.
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, assintomático, foi submetido a exames cujos resultados indicaram glicemia em jejum de 131 mg/dl e glicemia após duas horas de sobrecarga com 75 g de glicose de 210 mg/dl. Ao exame clínico, o paciente declarou não ter histórico pessoal ou familiar de diabete.Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.O paciente é propenso a desenvolver lesão compressiva do nervo mediano, em sua passagem no túnel do carpo, e do nervo ulnar, no cotovelo e no punho.
Recuperar senha