(1,0)
Quando um documento múltiplo contém itens digitais e não-digitais diz-se que é
As informações que permitem o rastreamento das intervenções efetuadas no sistema computacional ou no próprio documento digital configuram, em seu conjunto, a chamada
As políticas brasileiras de acesso a documentos de arquivo enfrentam problemas decorrentes de direitos contraditórios:
Segundo a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, os documentos de valor permanente, no âmbito dos arquivos públicos, são
A Lei nº 8.159/91 estabelece que a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio, será determinada pelo
A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item a seguir.
O elemento “código de referência” é considerado essencial para o intercâmbio internacional de informação descritiva, de acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística.
Com relação aos sistemas e às redes de arquivo, julgue o item seguinte.
A finalidade do SINAR é implementar a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados.
Os membros do SINAR podem receber auxílio do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) para a elaboração ou análise de planos e(ou) códigos de classificação de arquivos correntes.
A guarda e o acesso aos documentos de valor permanente é atribuição dos membros do SINAR.
As diretrizes de funcionamento do sistema nacional de arquivos (SINAR) são estabelecidas internamente.
Apenas as pessoas jurídicas de direito privado, mediante acordo ou ajuste com o órgão central, integram o SINAR, sendo vedada essa integração às pessoas físicas detentoras de arquivos.
A respeito da gestão de documentos, julgue o item a seguir.
A elaboração de instrumentos de pesquisa relativos à descrição e à localização dos documentos no acervo está incluída na gestão de documentos.
A gestão de documentos institucionalizou-se, no Brasil, a partir de 1991, por meio da lei que aborda o tratamento de documentos públicos, visto que o tratamento dos documentos privados é regido por legislação aprovada no âmbito de cada instituição financiadora do acervo.
Na fase da destinação de um programa de gestão de documentos, ocorre a avaliação dos documentos.
As atividades de expedição ocorrem na fase de destinação de documentos.
Recuperar senha