(1,0)
Embora pudesse estar estampada na primeira página de um jornal, a manchete fictícia que traz deslize quanto à concordância verbal é:
O valor que atribuímos ...... coisas é resultado, não raro, de uma história pessoal e intransferível, de uma relação construída em meio a acidentes e percalços fundamentais. Assim, nosso apreço por elas não corresponde absolutamente ...... valorização que alcançariam no mercado, esse deus todo-poderoso, que, no entanto, resta impotente quando ao valor econômico se superpõe ...... afeição. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada,
Toda obra de um homem, seja em literatura, música, pintura,arquitetura ou em qualquer outra coisa, é sempre um auto-retrato; e quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará, contra sua vontade.'(S. Butler) 'Toda obra de um homem...é sempre um auto-retrato.'; nesse segmento há a presença de um tipo de linguagem figurada denominado:
Toda obra de um homem, seja em literatura, música, pintura,arquitetura ou em qualquer outra coisa, é sempre um auto-retrato; e quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará, contra sua vontade.'(S. Butler) 'quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará'; a forma da frase abaixo em que a correspondência de tempos verbais contraria a norma culta da língua portuguesa é:
Toda obra de um homem, seja em literatura, música, pintura,arquitetura ou em qualquer outra coisa, é sempre um auto-retrato; e quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará, contra sua vontade.'(S. Butler) '...e quanto mais ele tenta esconder-se...' / '...mais seu caráter se revelará...'. As duas ocorrências do vocábulo SE, no trecho acima são vistas como:
Toda obra de um homem, seja em literatura, música, pintura,arquitetura ou em qualquer outra coisa, é sempre um auto-retrato; e quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará, contra sua vontade.'(S. Butler) Segundo o texto, a obra literária tem por objetivo:
Toda obra de um homem, seja em literatura, música, pintura, arquitetura ou em qualquer outra coisa, é sempre um auto-retrato; e quanto mais ele tentar esconder-se, mais seu caráter se revelará, contra sua vontade.'(S. Butler) A utilização da palavra coisa, no texto tem o papel de:
Dois frequentadores de uma discoteca, na Barra da Tijuca, acusam seguranças do lugar de tê-los agredido, na madrugada de ontem, dentro da casa de eventos. (....) De acordo com o gerente do espaço, o lugar tem câmeras que podem ajudar a identificar o que aconteceu.' (O Globo, 12-07-2009). Nesse texto, muitos vocábulos substituem elementos anteriormente citados, a fim de se evitarem as repetições deselegantes. A alternativa abaixo que indica corretamente o antecedente referido é:
PM vai sair da maioria das favelas. O comandante da PM, coronel Mário Sérgio, diz que fechará postos de policiamento em favelas que viraram fonte de corrupção.' (O Globo, 12-07-2009) A afirmação correta sobre esse pequeno texto é:
Homossexualismo, drogas e prostituição são alguns dos temas que dificultam a captação de verbas para filmes brasileiros, como Meu nome não é Johnny.' (O Globo, 14-07-2009) Após a leitura desse pequeno texto pode-se inferir que:
Numa notícia sobre o Senado, publicada no jornal O Globo, de 14-07-2009, lê-se o seguinte: 'Uma casa com 204 copeiros. Pelo menos 20,4% dos 3.500 funcionários terceirizados do Senado são copeiros ou contínuos. Dá mais de sete para cada um dos 81 senadores. No total, são 717, sendo 204 copeiros e 513 contínuos, que custam ao Senado R$2.400 por mês, cada um.' Não há dúvida de que a notícia tem um tom crítico, condenando o Senado; o argumento em que se apoia essa crítica é de base estatística (a distorção de mais de sete funcionários para cada senador), mas apresenta uma falha, que é a de:
Um jornal do Rio de Janeiro, falando do último show de Roberto Carlos no Maracanã, realizado sob chuva no último dia 11 de julho, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, publicou a seguinte manchete: 'Uma plateia com devoção impermeável' Como outras manchetes, essa também tem duplo significado, construído pelo adjetivo 'impermeável' que, nesse caso, pode significar:
Os profissionais do riso, ________ partir de amanhã, darão assistência, também, ________ família dos pacientes que estão internados, __________ espera de um transplante. As palavras que preenchem, corretamente, as lacunas da frase acima são
Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas há tão misteriosas quanto o tempo. A ironia é que mal nos damos conta disso. Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade. Causa um grande choque saber que outras culturas têm formas diferentes de perceber o tempo e de representar o curso da história. Ainda assim, acreditamos que elas estão erradas e nós, certos. Ledo engano. (SEVCENKO, Nicolau. Istoé, Edição especial: Vida digital, 1999. / com adaptações) O uso da expressão 'ledo engano' no contexto em que foi usada, denota:
Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas há tão misteriosas quanto o tempo. A ironia é que mal nos damos conta disso. Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade. Causa um grande choque saber que outras culturas têm formas diferentes de perceber o tempo e de representar o curso da história. Ainda assim, acreditamos que elas estão erradas e nós, certos. Ledo engano. (SEVCENKO, Nicolau. Istoé, Edição especial: Vida digital, 1999. / com adaptações) Assinale a alternativa em que a reescrita do período em destaque mantém-se coerente sem alterar o sentido do texto: 'Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade.'
Recuperar senha