(1,0)
Abaixo são apresentadas as durabilidades de dois tipos de pilhas alcalinas. Teste a hipótese de que existe diferença entre as durabilidades médias ao nível de 10% de significância.Tipo A: 63, 60, 58, 68, 55, 61, 57, 62, 61 Tipo B: 55, 60, 54, 51, 52, 58, 53, 60, 50 OBS: Considere que as variâncias são iguais.Assinale a alternativa correta sobre a questão.
Verificou-se que o tempo médio para a realização de um teste psicotécnico é aproximadamente normal, com média de 90 minutos e desvio padrão de 20 minutos. Nessas circunstâncias, a porcentagem de candidatos que levarão menos de 90 minutos para realizar o teste é igual a:
Com relação ao coeficiente de correlação linear (r), é incorreto afirmar que:
Na produção de tubos de PVC o desvio padrão amostral do comprimento de 36 tubos é igual a 1,2 metros com média de 4,2 metros. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta o limite superior de controle para esses dados.
Uma empresa de engenharia envia seus funcionários para três cidades A, B e C. No primeiro mês as probabilidades de escolha dos funcionários foram: 30% para a cidade A, 20% para a cidade B e 50% para a cidade C. No segundo mês, dos funcionários que foram para a cidade A, 10% migraram para a cidade B e 40% migraram para a cidade C, dos funcionários que foram para a cidade B, 20% migraram para a cidade A e 20% migraram para a cidade C, dos funcionários que foram para a cidade C, 30% migraram para a cidade A e 20% migraram para a cidade B. Nessas circunstâncias, a probabilidade de escolha dos funcionários para a cidade A, no segundo mês, foi de:
Uma amostra aleatória simples Y1, Y2, ... , Y25 foi retirada de uma distribuição normal com média nula e variância ?2, desconhecida. Considerando que P(x2 ? 13) = P(x2 > 41) = 0,025, em que x2 representa a distribuição qui-quadrado com 25 graus de liberdade, e que , julgue o item a seguir.
A variância da distribuição X2 com 25 graus de liberdade é superior a 40.
A razão segue uma distribuição t de Student com 24 graus de liberdade.
[S2/41; S2/13] representa um intervalo de 95% de confiança para a variância ?2.
Considerando que X e Y sejam variáveis aleatórios mutuamente independentes que seguem distribuição normal padrão, julgue o próximo item.
A soma dos quadrados Q= X2 + Y2 segue uma distribuição exponencial com média igual a 2.
A razão R = X/Y segue uma distribuição com variância unitária.
A soma S= X + Y e a diferença D= X Y seguem distribuições distintas.
X1, X2, ..., X10 representa uma amostra aleatória simples retirada de uma distribuição normal com média µ e variância ?2 , ambas desconhecidas. Considerando que representam os respectivos estimadores de máxima verossimilhança desses parâmetros populacionais, julgue o item subsecutivo.
A soma X1+ X2 +...+ X10 é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro µ.
A razão segue uma distribuição normal padrão.
O estimador de máxima verossimilhança para a função de densidade da distribuição normal em questão é , para qualquer valor real x.
A média do erro quadrático (mean squared error) do estimador é maior que Var().
Recuperar senha