(1,0)
A determinação 'cada entidade de Governo deve possuir um orçamento', está contida no Princípio da singularidade.
O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o Plano Plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A lei de diretrizes orçamentárias disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
A receita da administração pública pode ser classificada quanto à natureza, ao poder de tributar, à coercitividade, quanto à afetação patrimonial e quanto à regularidade. Quanto à afetação patrimonial, as receitas são classificadas em orçamentárias e extra-orçamentárias.
Segundo o disposto na Lei de Orçamento Público (Lei no 4.320/64), consideram-se subvenções as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas.
Se a dívida pública de um país era de 25% do PIB no ano t e passou a ser 32,0% do PIB no ano (t+5), o crescimento real anual médio dessa dívida, entre esses dois anos, considerando que o PIB teve um aumento real de 2,3% ao ano é de 7,5 % ao ano.
Com base na Teoria das Finanças Públicas pode-se dizer que há rivalidade no consumo de um bem se o consumidor desse bem por parte de uma pessoa aumenta a disponibilidade do mesmo para as outras.
Um dos objetivos das análises de sensibilidade realizadas no processo de orçamentação é a quantificação dos riscos assumidos pela empresa.
Os objetivos estratégicos da empresa influenciam mais o planejamento financeiro de longo prazo que o de curto prazo.
Segundo Viana (2006), o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes, denomina-se estocagem;
Um dos objetivos da administração de material para a organização é preço baixo;
Considera-se que há sazonalidade no consumo de determinado bem quando seus dados referentes ao consumo apresentam variação regular em alguns períodos.
Há relação diretamente proporcional entre o custo de armazenagem e a quantidade de produtos existente em estoque. No entanto, quando o estoque estiver zerado, não haverá um custo mínimo de armazenagem.
Quando um equipamento não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina, devido à perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação, tal equipamento será denominado material irrecuperável.
A técnica de programação de materiais e patrimônio que permite entregá-los na quantidade certa, no tempo certo e no ponto certo denomina-se just-in-time.
Recuperar senha