(1,0)
A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional, julgue os itens seguintes.
De acordo com o Código de Ética de 1993, constitui direito do assistente social a ampla autonomia no exercício da profissão, porém não deve abster-se de prestar serviços profissionais na instituição onde trabalha, mesmo que incompatíveis com suas atribuições, cargos ou funções.
Com respeito às políticas sociais e de seguridade social, julgue os itens a seguir.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) constitui indicador que combina resultados de desempenho e fluxo (aprovação) de alunos do ensino fundamental e médio.
Com respeito às políticas sociais e de seguridade social, julgue ositens a seguir.
De acordo com a lei orgânica de assistência social, é competência dos estados o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.
Apesar de a educação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança não integrarem a seguridade social, são reconhecidos como direitos sociais na CF.
Considerando os objetivos da seguridade social na Constituição Federal (CF) de 1988, a universalidade da cobertura significa que a saúde é direito igual para todos; que a assistência social é direito condicionado à situação de necessidade e que a previdência social é vinculada à contribuição prévia.
O capitalismo contemporâneo, identificado como um processo de globalização neoliberal, vem passando por transformações desde os anos 70 do século passado. Acerca dessas mudanças, julgue os itens que se seguem.
A diminuição da pobreza e a redistribuição da renda dos trabalhadores brasileiros têm ocorrido nos últimos anos em razão da descentralização do capital e da riqueza.
Quanto à prática profissional como concretização de um processo de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da questão social, julgue os itens subsequentes.
Na elaboração de um relatório informativo, deve-se, necessariamente, descrever e analisar de forma detalhada todos os encaminhamentos e os procedimentos adotados.
O laudo social faz parte da metodologia de trabalho do assistente social e contribui para a formação de um juízo. Sua elaboração deve conter breve contextualização do estudo realizado sem identificar os sujeitos envolvidos na situação, de modo a preservar o sigilo e a identidade destes.
A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os itens seguintes.
A entrevista devolutiva consiste em dar ciência ao entrevistado do que foi constatado no decorrer da interação socioprofissional. Contudo, esse tipo de entrevista não permite que, quando identificada uma dificuldade de cunho pessoal, seja sugerida a busca de profissionais que possam ajudar o entrevistado a lidar com suas questões.
Na entrevista para seleção de candidatos, é necessário o uso de questionário pelo assistente social para nortear a sua ação e garantir a confiabilidade e a segurança do processo seletivo.
As condições básicas de um bom pesquisador estão relacionadas com sua preparação científica, sua experiência prática e seu critério realista. Acerca dos instrumentais de pesquisa e das propostas de intervenção na área social, julgue os itens a seguir.
Uma distinção entre o planejamento tradicional e o planejamento estratégico situa-se, fundamentalmente, no uso do diagnóstico, pelo primeiro, e na análise de situações e elaboração de planos para as diversas circunstâncias, pelo segundo.
Entre os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização de pesquisa, destaca-se o questionário, que consiste em um conjunto de questões subjetivas, de modo a evitar dúvidas e ambiguidades nas respostas.
A experiência prática do pesquisador não pode prescindir do uso de método, pois este facilita a sistematização dos conhecimentos e das ideias.
Acerca do papel e das modalidades de família, julgue os itens seguintes.
As famílias assumiram uma variedade de formas e arranjos que exigiu mudanças conceituais e jurídicas. Tais mudanças apoiam-se na definição estabelecida pela Constituição Federal de 1988 que reconhece, como unidade familiar legítima, aquela formada por um casal, com vínculo conjugal legalmente estabelecido, e seus descendentes, e que constitui o eixo central do direito de família.
O período decorrido entre o primeiro Código de Ética do Assistente Social, de 1947, e o último, de 1993, é marcado por reformulações que, em sua maioria, mantinham as mesmas concepções filosóficas, apoiadas no neotomismo, e valores abstratos, como o bem comum e pessoa humana. Somente em 1986 é que ocorre clara opção por prática profissional vinculada aos interesses da classe trabalhadora.
Recuperar senha