(1,0)
Julgue o item a seguir, de acordo com o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF).Nas operações com opções realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, pelas demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN e pelas administradoras de consórcios, deve-se registrar, na data da operação, o valor dos prêmios pagos ou recebidos na adequada conta de ativo ou passivo, respectivamente. Se a opção for exercida, deve ser baixado como receita ou despesa, conforme o caso.
Julgue o item a seguir, de acordo com o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF)As notas explicativas que acompanham as demonstrações contábeis das instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo BACEN devem evidenciar, detalhadamente, entre outras informações, a composição da carteira de operações de crédito, sendo informados a distribuição das operações, segregadas por tipo de cliente e atividade econômica, a distribuição por faixa de vencimento.
Julgue o item a seguir, de acordo com o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF).Considere que a carteira de operações de crédito de uma instituição financeira inclua, no momento do levantamento do balancete mensal, as operações descritas na tabela abaixo. Com base nessas informações, é correto afirmar que a provisão para créditos de liquidação duvidosa constituída para essas operações corresponde a R$ 36.000,00.
Ainda no que se refere ao COSIF, julgue o item a seguir.O objetivo básico do conjunto das demonstrações financeiras é o fornecimento de informações que visem garantir uniformidade à obtenção e à divulgação de informações econômico-financeiras atualizadas, de modo a atender o maior número possível de interessados no desempenho das atividades sociais do sistema financeiro.
Ainda no que se refere ao COSIF, julgue o item a seguir.Se uma instituição autorizada a funcionar pelo BACEN controla outra instituição que possui participação societária na controladora, as participações recíprocas e eventuais dividendos declarados entre ambas devem ser eliminados para a obtenção do balanço patrimonial consolidado.
Ainda no que se refere ao COSIF, julgue o item a seguir.Em uma operação de desconto de títulos, na qual o cliente recebe o valor líquido das despesas de juros, a instituição financeira deverá registrar o valor correspondente aos juros em conta patrimonial de rendas antecipadas.
Ainda no que se refere ao COSIF, julgue o item a seguir.O comitê de auditoria deve elaborar um relatório anual contendo, entre outras informações, a avaliação da qualidade das demonstrações contábeis relativas aos respectivos períodos, com ênfase na aplicação das práticas contábeis adotadas no Brasil e no cumprimento de normas editadas pelo BACEN e com evidenciação das deficiências detectadas
Com relação ao Pronunciamento Técnico CPC 1, que trata da redução ao valor recuperável de ativos, julgue o item abaixo.Ao realizar o teste de recuperabilidade do ativo, é necessário determinar tanto o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo quanto seu valor em uso.
A respeito do Pronunciamento Técnico CPC 24, que trata de evento subsequente, julgue o próximo item.Considere que determinada instituição financeira tenha identificado significativos eventos subsequentes ao período contábil e que, dada a natureza deles, não tenha havido ajustes nas demonstrações contábeis. Nesse caso, a instituição financeira poderá evidenciar, ou não, estes eventos subsequentes.
Julgue o item a seguir, com base no Pronunciamento Técnico CPC 25, que trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.Os ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis quando for possível a realização de uma estimativa confiável do valor.
Julgue o item a seguir, com base no Pronunciamento Técnico CPC 23, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros.Não constitui mudança nas políticas contábeis nem a adoção de política contábil para transações, outros eventos ou condições que difiram em essência daqueles que ocorriam anteriormente nem a adoção de nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não ocorriam anteriormente ou eram imateriais.
Acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, julgue o item a seguir.Na contabilização de ativos, os ativos intangíveis serão amortizados e dispensados do impairment test, caso sua vida útil seja definida.
Acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, julgue o item a seguir.Para fins de divulgação de participações em outras entidades, a entidade estruturada caracteriza-se por ter patrimônio suficiente para permitir o financiamento de suas atividades.
Acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, julgue o item a seguir.O valor justo consiste em uma mensuração a valor de saída, contrariamente ao custo-histórico, que se enquadra como uma mensuração a valor de entrada.
Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, seguida de uma assertiva a ser julgada.A empresa Alfa realizou investimento no momento da constituição da empresa Beta no valor total de $ 5.000,00 em ações ordinárias, sem mais-valia nem goodwill. O capital total de Beta é de $ 15.000,00, representado somente por ações ordinárias. Durante o exercício, Beta incorporou ao seu patrimônio líquido o valor de $ 3.000,00, referente aos lucros gerados e não distribuídos. No exercício seguinte, Alfa realizou isoladamente um aumento de capital em Beta no valor de $ 5.000,00. Após essa integralização, o patrimônio líquido de Beta passou a ser representado pelo capital de $ 20.000,00 (somente ações ordinárias) e o lucro do exercício anterior totalmente incorporado à reserva de lucros.Nessa situação, o ativo de Alfa deve apresentar o valor reconhecido de $ 11.500,00 como investimento realizado em Beta.
Recuperar senha