(1,0)
A intervenção em situações familiares refere-se às ações dos assistentes sociais diretamente com as famílias nos serviços ou por meio deles. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.A intervenção em situação sintomática inclui ações de cuidados voltadas para situações em que as famílias, não tendo encontrado soluções ou respostas adequadas para os desafios cotidianos — alcoolismo, depressão, violência —, expressam sinais de sofrimento.
Ao se realizar uma entrevista fundamentada na metodologia fenomenológica,
busca-se uma linguagem que seja a soma de pensamentos e idéias do cliente.
não se tem uma intervenção e por isso não se utilizam técnicas; perceber o gesto do cliente em seu movimento é captar a sua experiência integral em uma atitude em face do mundo e da maneira de existir.
trata-se de ver e observar a partir do espaço e do tempo do cliente, um espaço habitado que se mede pela amplitude da vivência e possibilidades de alcance.
submetem-se a situação observada e as revelações do cliente a uma análise conceitual, classificadora, orientada por um esquema de idéias e direcionada para determinados fins.
No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas. (Baptista, 2000:73). Para tanto é preciso
...... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid. (Nelson Madela, 2005)A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:
O Código de Ética Profissional, editado pelo Conselho Federal de Serviço Social, em 1993, trata das relações com os usuários e, no conjunto de seus preceitos, destaca o papel da informação. Neste contexto destaca-se:I. garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código. II. democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários. III. devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.É correto o que se afirma em
A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:
Recuperar senha