(1,0)
Os princípios e diretrizes do SUS criaram as Normas Operacionais Básicas – NOBs. Dentre esses, a NOB que criou a autorização de Internação Hospitalar, o Fator de Estímulo à Municipalização, os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde e o Sistema de Informações Hospitalares foi a
Em um indivíduo, o apêndice vermiforme localiza-se
A mãe de um natimorto pediu ao médico o prontuário, pois pretendia processar o hospital, entendendo que a morte do bebê foi culpa do médico. O que deve ser feito, com bom senso, e à luz da ética médica?
O corpo humano tem a capacidade de controlar a infecção por meio de barreiras físicas e químicas que visam impedir a entrada de microrganismos patogênicos no organismo. Quando as barreiras são rompidas, ocorre a infecção do indivíduo e o sistema imune é ativado. Nesse contexto, dadas as afirmativas,I. A imunidade constitucional inclui respostas adaptativas precoces e tardias, ativadas por proteínas antigênicas específicas.II. A imunidade induzida é provida por proteínas pré-formadas e células imunes ativadas por proteínas estranhas inespecíficas.III. A imunidade protetora ocorre após uma exposição inicial por meio da geração de linfócitos de memória e anticorpos específicos.verifica-se que está/ão correta/s
De acordo com o Código de Ética Médica, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é consentido ao médico.
Quanto à notificação compulsória da Febre Maculosa, é CORRETO afirmar que:
Sendo a mortalidade infantil um sensível indicador de qualidade de saúde e condições de vida de uma população, para correta execução das estratégias de vigilância do óbito infantil é necessário conhecer seus conceitos e termos específicos. Considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas CORRETAS.I. Óbito infantil: é aquele ocorrido em crianças nascidas vivas, em qualquer momento do nascimento, até 180 dias de vida. II. Óbito infantil neonatal: morte infantil entre os nascidos vivos durante os primeiros 42 dias de vida. III. Óbito fetal: é a morte de um produto da concepção, antes da expulsão ou da extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez. IV. Nascido vivo: extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez, de um produto de concepção que, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta.
O Decreto 7.508/2011, entre outras providências, regulamenta a Lei 8.080/90 sobre o planejamento da saúde, na organização do SUS. Sobre o planejamento da saúde, analise as afirmativas a seguir:I. No Planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestadas pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os mapas de saúde regional, estadual e nacional. II. O planejamento da saúde é facultativo para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada. III. O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde Nº 8.080/90, considere as afirmativas e assinale a alternativa que contenha APENAS ações e serviços de saúde que integram o SUS, com base em princípios e diretrizes.I. Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário. II. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. III. Utilização da opinião dos usuários, por meio de canais de comunicação como caixas de sugestões e canais eletrônicos, para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática. IV. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
As doenças e agravos de notificação compulsória devem ser de conhecimento e notificados por serviços públicos e privados. Considerando a Vigilância em Saúde, assinale alternativa que contenha definição CORRETA para o conceito em epidemiologia apresentado.
Recuperar senha