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Juliana leu 10 livros um após o outro, sem intervalos entre eles. Ela leu o primeiro livro em 2 dias, o segundo em 3 dias, o terceiro em 4 dias, e assim, sucessivamente, até o décimo livro. Ela terminou de ler o primeiro livro em um domingo, e o segundo livro, em uma quarta-feira.
Juliana terminou de ler o décimo livro em um(a):
Sérgio deve R$7,50 à sua amiga Fernanda. Ele tem um cofrinho cheio de moedas de R$0,25, de R$0,50 e de R$1,00.
A diferença entre a maior e a menor quantidade de moedas que ele pode usar para pagar a ela é:
Felipe comprou alguns pares de meia e gastou um total de R$90,00. Alguns pares custaram R$12,00 cada um e os outros custaram R$15,00 cada um.
Sabendo que Felipe comprou pelo menos um par de R$15,00, o número máximo de pares de meia de R$12,00 que Felipe comprou foi:
Um funcionário de um órgão público foi transferido para uma função de atendimento direto ao cidadão. Ele gostaria de se preparar para o bom desempenho de suas novas funções e pediu algumas orientações a uma funcionária antiga, a senhora Alfa. A senhora Alfa disse ao funcionário que um dos aspectos mais importantes para o atendimento ao público é a polidez na comunicação.
Um comportamento que caracteriza a polidez na comunicação e no trato com o público é:
Em uma equipe de trabalho, o funcionário A é quem examina os detalhes e faz cumprir as regras; o funcionário B tem boas habilidades analíticas e sempre oferece análises aprofundadas das situações e opções que a equipe enfrenta.
A e B desempenham na equipe, respectivamente, os seguintes papéis:
As equipes de trabalho são amplamente utilizadas nas organizações contemporâneas. No entanto, as equipes nem sempre são mais adequadas que o trabalho individual.
Entre as desvantagens das equipes de trabalho em relação ao trabalho individual está:
Em todas as áreas funcionais de uma organização, os administradores exercem as funções administrativas.
Um exemplo de atividade gerencial relativa à função de planejamento desempenhada na área de finanças é:
As teorias de liderança que buscam identificar qualidades e características pessoais que diferenciam líderes de não líderes são conhecidas, no campo da Administração, como teorias:
Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.
Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:
Uma empresa de produtos alimentícios localizada na Região Sul adota departamentalização funcional. A empresa pretende ampliar sua área de atuação e construir unidades fabris na Região Centro-Oeste e na Região Sudeste. A empresa precisa rever sua estrutura e planeja adotar departamentalização geográfica.
Uma vantagem da departamentalização funcional em relação à geográfica é:
Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho, realizada na empresa Beta, uma funcionária declarou: “gosto de estar com as pessoas do meu grupo; o que mais valorizo e me motiva no meu trabalho é pertencer à minha equipe e ser amiga de todos”.
De acordo com as teorias de motivação, a funcionária apresenta, como necessidade predominante:
Uma empresa do ramo de alimentos lançou recentemente uma linha de pratos congelados em porções individuais. Segundo o diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira”.
A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, na definição de sua estratégia de mercado, por um fator do ambiente:
Os membros de uma determinada equipe de trabalho evitam informar o chefe sobre os problemas do dia a dia. Alegando que o chefe é autoritário, afirmam que “preferimos não levar más notícias a ele e escolhemos mostrar sempre o lado melhor da realidade”.
A situação ilustra um tipo de barreira à comunicação conhecida como:
Na organização Alfa, o chefe Z transferiu o subordinado X para outra área da organização, contra a vontade deste.
O poder exercido por Z sobre X foi do tipo:
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
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