(1,0)
De acordo com a teoria dos jogos, eles podem ser divididos em pequenos e grandes jogos, que possuem características próprias e que devem ser respeitadas, durante sua aplicação nas aulas de Educação Física. Que características correspondem aos pequenos e grandes jogos?
Os jogos simbólicos são importantes para educação infantil, pois através desses jogos os alunos podem alcançar níveis de desenvolvimento consideráveis em diferentes aspectos da vida. Por conta disso, pode-se dizer que jogos simbólicos vão
a imaginação, a fantasia, a organização temporal e promove o aprendizado.
Os jogos fazem parte das atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física e tem grande importância para desenvolvimento dos indivíduos. Podese afirmar que os jogos conseguem desenvolver na criança
Para uma aula de Educação Física ficar mais interessante para os alunos, o professor pode utilizar os equipamentos esportivos e materiais didáticos pedagógicos, e com isso possibilitar uma vivência corporal mais plena de acordo com o planejamento realizado para o desenvolvimento daquela aula. Sendo assim, a alternativa que traz três equipamentos esportivos e três materiais didáticos pedagógicos, na sequência, é:
Lazer é o espaço de tempo livre entre o trabalho e o repouso, isto é, as horas disponíveis após as obrigações diárias, o descanso semanal e as férias anuais, tempo esse “em que se faz o que se quer porque se quer fazer”. É claro que esse “querer fazer” não deve implicar lucros ou num passatempo estéril. “Querer fazer”, aqui, é dispor do ócio de uma maneira espontânea, inteligente e criadora, eliminando todas as preocupações rotineiras. Desta forma, são consideradas categorias de lazer:
Considerando-se o estresse da vida diária, julga-se necessário para o bom funcionamento dos indivíduos, momentos de lazer, direito garantido pela Constituição. No ambiente escolar também é necessário que existam esses momento garantidos através das aulas de recreação que são definidas como:
No processo de aprendizagem motora, durante a fase rudimentar, existem três categorias básicas de movimento que necessariamente precisam ser dominadas, para haver uma boa interação com o mundo. São elas:
Durante o desenvolvimento motor dos indivíduos na fase reflexiva, pode-se perceber, segundo Gallahue, que os reflexos primitivos estão associados
Dentro do processo de desenvolvimento humano vários autores apresentam fases estabelecidas como sendo a sequência cronologicamente natural para se alcançar as potencialidades do desenvolvimento do indivíduo. Essas seriam, por ordem crescente de dificuldade:
Durante o regime militar de 1964, iniciado após a subida ao poder dos militares em razão da tomada do controle político, social e econômico do Brasil, acarretando ao povo grandes privações em diferentes áreas. Na Educação Física, em especial, houve a valorização de alguns processos de esportivização. Isso ocorre, basicamente, devido ao
Partindo da visão médico-militarista da Educação Física, observa-se uma construção de entendimento do corpo no mundo civil como sendo hígido e forte,
Durante muito tempo pode-se dizer que a Educação Física serviu como instrumento de manutenção das desigualdades e dos processos discriminatórios, quando
Depois das diferentes épocas históricas e dos vários processos de mudanças sofridos pela Educação Física, pode-se conceituá-la no panorama mundial atual como uma atividade
O ensino da Educação Física, alicerçado nos pressupostos da tendência que começa a ficar mais forte a partir dos anos 1990, e que privilegia o gesto humano construído historicamente denomina-se
Recuperar senha