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A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:
Os estudos de Leandro de Lajonquière apontam para um inevitável fracasso da empresa educativa, na tentativa da sociedade de educar seus membros. Nesse sentido, é correto afirmar que a educação é impossível porque:
Ainda consoante o estudo de Lajonquière, ao se tratar da educação de pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, é correto afirmar que, nesses casos, como base para uma educação possível está:
De acordo com o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado:
Considerando a legislação acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), é correto afirmar que um de seus objetivos é:
Consoante com a legislação atual, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, uma porcentagem mínima de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Assinale a alternativa que indica a porcentagem correspondente ao total de vagas.
Amazarrat, Dutra-Thomé e Seibel destacam que a escolha da profissão costuma acontecer no final da adolescência e está relacionada à continuação dos estudos em ensino superior, como também com a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, no que diz respeito à orientação profissional, assinale a alternativa correta.
De acordo com a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, é correto afirmar que:
Um dos objetivos da obra “Psicologia Escolar: práticas críticas” é problematizar a relação psicologia-escola. Com base nas leituras realizadas, apresentam-se as seguintes sentenças:
I) O ensino e aprendizagem são práticas importantes de serem construídas coletivamente.
II) O trabalho do psicólogo no contexto escolar, por meio dos relatórios e encaminhamentos, contribui muitas vezes para uma possível impotência, bem como culpabilização dos que não seguem o que foi sugerido/encaminhado.
III) A partir do acompanhamento escolar, o psicólogo deveria, no que diz respeito à avaliação psicológica, trocar o enfoque de “avaliar alguém” por “avaliar um campo de força”.
Está(ão) correta(s):
A parte I do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil” apresenta o contexto no qual está inserido o tema que dá título ao livro. O capítulo I discorre sobre o conceito de “trabalho”, enfatizando sua construção histórica e as concepções contemporâneas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Maria da Graça Corrêia Jacques traz em seu artigo discussões acerca da relação entre psicologia, saúde e trabalho, enfatizando a importância e o objetivo de ressignificar essas relações. Diante disso, sobre saúde do trabalhador, assinale a afirmativa que corresponde às colocações realizadas pela autora.
Ainda com relação à autora citada na questão 31, considere as assertivas:
I) A autora destaca que a categoria “trabalho” é somente um indicativo de normalidade e adaptação social.
II) A autora retrata a posição central que teve o “trabalho” no campo conceitual da psicologia.
III) A autora aponta que a Psicologia do Trabalho se destinava, nos primórdios de sua atuação, principalmente à utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de classificar e adaptar os trabalhadores.
Patto realizou revisão crítica e importante acerca do fracasso escolar, inovando do ponto de vista teórico-prático, permitindo analisar o fracasso escolar a partir de uma perspectiva psicossocial. Com base na leitura de “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, assinale a alternativa correta.
Conforme Bock, Furtado e Teixeira, Vigotski dedicou parte de sua obra às questões escolares, trazendo contribuições importantes para a compreensão dos chamados “problemas de aprendizagem”. Considere as assertivas abaixo, a respeito do pensamento deste autor sobre aprendizagem e desenvolvimento.
I) Vigotski defende a ideia de que há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influência externa.
II) Vigotski concebe o desenvolvimento como um processo que antecede à aprendizagem.
III) Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de dentro para fora.
IV) Vigotski construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
V) A partir das concepções de Vigotski, a escola é vista como um espaço que deve privilegiar o contato social entre seus membros e torná-los mediadores da cultura.
Estão corretas apenas:
Ainda de acordo com Bock, Furtado e Teixeira, é válido ressaltar que processo grupal e psicologia institucional se inter-relacionam. A partir da visão destes autores sobre instituições, organizações e grupos, é correto afirmar que:
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