Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: UFSC x
#227606
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas abaixo a respeito da utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet e assinale a alternativa correta.
I. Ao enviar uma mensagem de e-mail, é possível enviar uma cópia oculta da mensagem para um ou mais destinatários. Dessa forma, os endereços de e-mail dos destinatários ocultos não serão visíveis para os destinatários da mensagem.
II. Endereços de páginas e outros recursos disponíveis na Web, denominados tecnicamente pelas siglas URL ou URI, não podem conter os caracteres especiais ‘?’ (ponto de interrogação), ‘&’ (E comercial) e ‘=’ (igual).
III. O ícone de um cadeado, exibido na barra de endereço dos principais navegadores Web, indica que o site acessado é seguro e não registra informações sobre a identidade do usuário.
IV. Sistemas de armazenamento de dados em nuvem, como o Dropbox, Google Drive e o Microsoft OneDrive, permitem que usuários armazenem seus arquivos em um servidor de nuvem de modo que possam acessá-los a partir de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e celulares.

#227605
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um estilo do Microsoft Word define um conjunto de características que podem ser aplicadas a várias partes de um documento. Preencha os parênteses indicando se as afirmativas a seguir, a respeito do uso de estilos no Microsoft Word, são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Um estilo de parágrafo define características, como tipo e cor da fonte, alinhamento e espaçamento entre linhas, com as quais o parágrafo ao qual o estilo for aplicado será exibido.
( ) Um estilo de caractere define características, como tamanho e cor da fonte, e efeitos, como sublinhado, negrito e itálico, com as quais o texto ao qual o estilo for aplicado será exibido.
( ) Realce, bordas e deslocamento (avanço/recuo) do texto são características que podem ser definidas por estilos de parágrafo e de caractere.
( ) Tabulação, marcadores e numeração são características que podem ser definidas por estilos de parágrafo e de caractere.

#227604
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa correta a respeito do uso do sistema operacional Microsoft Windows 10, na sua versão em Português Brasileiro, com a configuração padrão e devidamente atualizado.

#227603
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas abaixo sobre componentes de um computador e assinale a alternativa correta.
I. Os dados armazenados na memória RAM do computador são voláteis, ou seja, são perdidos quando o computador é desligado.
II. As unidades de estado sólido, denominadas SSD (Solid-State Drive), possuem capacidade de armazenamento superior à dos discos rígidos, conhecidos pela sigla HD (Hard Drive).
III. A velocidade de processamento de um computador depende exclusivamente da quantidade de núcleos (cores) do processador.

#227602
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com os aspectos jurídicos da gestão ambiental, destacam-se os instrumentos de comando e controle, os quais se definem como o conjunto de restrições e proibições legais impostas aos cidadãos e à iniciativa privada para regular a atuação destes sobre o meio ambiente. Com relação aos exemplos de instrumentos de controle e comando, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Padrões de qualidade ambiental. II. Padrões de emissão. III. Padrões tecnológicos. IV. Instrumentos fiscais. V. Instrumentos de mercado.

#226841
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:

#226840
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?

#226839
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:

#226838
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:

#226837
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.

Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis

Coluna 2

( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#226836
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:

I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

#226835
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:

#226834
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:

I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.
II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.
IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.
V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.

Assinale a alternativa CORRETA.

#226833
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:

( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.
( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#226832
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:

I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.
III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa CORRETA.