Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: UFCG x
#120574
Concurso
UFCG
Cargo
Vestibular
Banca
UFCG
Matéria
História Geral
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pátria é uma enorme e excellente garoupa: os ministros de estado, a quem ella está confiada, e que sabem tudo muito, dividem toda a nação em um grupo, sequito e multidão: o grupo é formado por elles mesmos e por seus compadres, e se chama, -nós-, o séqüito um pouco mais numeroso se compõe dos seus afilhados, e se chama –vós-, e a multidão, que comprehende uma cousa chamada opposição, é o resto do povo e se denomina -elles -: ora agora aqui vai a teoria do EU: os ministros repartem a garoupa em algumas postas grandes, e em muitas mais pequenas, e dizem eloqüentemente: as postas grandes são para nós, as mais pequenas são para vós e finalmente jogam no meio da rua as espinhas que são para elles

Tomando a literatura de Joaquim Manoel de Macedo como um documento representativo das relações entre os letrados românticos e a invenção histórica da nacionalidade brasileira, é correto afirmar que:

I – “Nós”, “vós” e “elles”, conforme interpreta Macedo, é uma construção identitária representativa da nação brasileira no século XIX.

II – A pátria é representada por Macedo como uma iguaria repartida para vários grupos sociais, como os Ministros de Estado (nós) e o povo (vós).

III – A literatura de Macedo fazia um exercício de educação, ainda que informal, da sociedade e dos súditos do Império.

IV - A cultura política brasileira é destacada por Macedo através da solidariedade dos políticos e do triunfo dos competentes, conforme expressa o texto “as postas grandes são para nós, as mais pequenas são para vós”.

Estão corretas:

    #120573
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    História Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Texto I

    Tendo chegado a esta capital um oficial de engenho”, que deveria “levantar e apresentar um plano pelo qual se possa esta câmara dirigir na edificação e reedificação de edifícios nesta cidade, tendo em vistas os existentes, devendo fincar- se postes que assinalem não só o comprimento, e largura das ruas, e praças, como também os palmos que devem ter as casas e becos, e isto com a brevidade que for possível”.

    Texto II

    “[...].Não é favorável o estado de saúde pública da capital, tendo-se desenvolvido ultimamente algumas febres palustras de caráter benigno. Se houvesse asseo e limpeza das ruas e das praças públicas, se algumas destas não servissem de depósito de lixo, se finalmente fossem observados por parte da população os mais rudimentares preceitos de higyene, outras seriam suas condições sanitárias.[...]”

    Sobre a Cidade da Parahyba no século XIX, podemos afirmar que os textos acima representam:

    I – a incorporação lenta dos elementos da Modernidade, do higienismo e do conjunto de ideias que marcam este período da história.

    II – a explícita preocupação com o ordenamento e com a estética urbana, traduzida na inquietação manifesta pelos governantes e transformada em leis, decretos e códigos de postura.

    III - alguns planos fundamentais para que a capital da Província apresente um bom estado de higiene e saúde pública.

    IV - os preceitos do saber médico e do pensamento higienista do século XIX, que exigiam a adoção e o cumprimento de normas rígidas de higiene pública.

    V – a falta de políticas públicas para o asseio urbano, deixando a população da capital à mercê de doenças, como as febres palustres.

    Estão corretas:

    #120552
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No mapa abaixo se encontram destacadas e numeradas com 1, 2 e 3, as áreas de domínio de três das formações vegetais que compõem o mosaico das paisagens fitogeográficas brasileiras.

    imagem-018.jpg

    Sobre estas áreas, as formações vegetais que as identificam e a classificação fisionômico-estrutural dessas formações vegetais (florestais ou arbóreas, arbustivas e herbáceas, e complexas e litorâneas) analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém APENAS as corretas.

    I) As áreas 1, 2 e 3 correspondem aos domínios da Floresta Equatorial, da Caatinga e da Mata de Araucária ou dos Pinhais.

    II) Nas áreas 1 e 3, predominam formações florestais ou arbóreas (Floresta Equatorial e Mata de Araucária ou dos Pinhais, respectivamente) e, na área 2, as formações arbustivas e herbáceas (Caatinga).

    III) As áreas 1, 2 e 3 representam os domínios da Floresta Equatorial, da Mata dos Cocais e dos Campos do Brasil Meridional, respectivamente.

    IV) Na área 1, predominam as formações vegetais complexas (Vegetação do Pantanal), na 2, as formações florestais ou arbóreas (Mata Tropical) e, na área 3, as formações arbustivas e herbáceas (Campos).

    V) Nas áreas 1 e 2, predominam as formações florestais ou arbóreas (Floresta Amazônica e Mata dos Cocais, respectivamente) e na área 3, as formações arbustivas e herbáceas (Campos).

    Está(ão) correta(s):

    #120551
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Riacho do Navio corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar no São Francisco. O rio São Francisco vai bater no meio do mar. O rio São Francisco vai bater no meio do mar.

    Considere as proposições sobre o sistema hidrográfico descrito na estrofe da canção e, em seguida, assinale as corretas.

    I) A estrofe da canção descreve a hierarquia entre alguns cursos fluviais que formam a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nessa hierarquia, o São Francisco é o rio principal, o Pajeú é o rio afluente e o riacho do Navio, o subafluente.

    II) A rede hidrográfica descrita na estrofe da canção apresenta um padrão de drenagem exorreico. Dessa forma, a água captada pelo curso principal (o rio São Francisco) é lançada para fora do território brasileiro, no Oceano Atlântico.

    III) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais que, por cortarem uma área nordestina de domínio do clima semi-árido, apresentam regime de cheias intermitente ou temporário.

    IV) A rede hidrográfica descrita na letra da canção apresenta um padrão de drenagem endorreico. Assim, toda a água capturada pelo seu curso principal (o rio São Francisco) circula para o interior do território brasileiro e é despejada no rio Tocantins.

    V) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais permanentes que formam uma das bacias hidrográficas agrupadas do Nordeste brasileiro.

    Estão corretas:

    #120550
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)



    Sobre as paisagens acima, é INCORRETO afirmar que elas representam:

    #120549
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No espaço urbano, embora predominem as formas geográficas elaboradas no tempo presente, encontram-se objetos geográficos de outros momentos da sua constituição - as heranças socioespaciais.



    O tempo passado materializado no presente do espaço urbano representado nas fotografias acima pode ser identificado nos versos:

    #120548
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    As figuras abaixo representam o espaço agrário brasileiro em sua unidade contraditória. Esta unidade contraditória é dada pela produção/reprodução da grande agricultura moderna (figura 01) e da pequena agricultura (figura 02).



    Com base nos seus conhecimentos sobre os dois modelos de organização do espaço agrário brasileiro, representados nas duas figuras, marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas.

    ( ) A forte presença de tecnologias avançadas na intermediação da produção na grande agricultura moderna constitui as suas paisagens como típicas do meio geográfico técnico-científico-informacional. Por outro lado, na pequena agricultura, as forças humana e animal são intensamente utilizadas para realizar o trabalho e para produzir o espaço geográfico.

    ( ) Na grande agricultura moderna prevalece a utilização da mão-de-obra ciência, a presença do trabalho assalariado permanente e a ausência do trabalhador temporário (volantes ou boias-frias). Na pequena agricultura, predomina a força de trabalho representada pelo trabalhador temporário (volantes ou bóias-frias), sem nenhuma garantia trabalhista.

    ( ) Na grande agricultura moderna, a produção está voltada para o mercado externo, portanto,vincula-se profundamente com as redes globais de produção, circulação, distribuição e consumo. Na pequena agricultura, a produção visa à própria subsistência das famílias que a pratica e à comercialização no mercado interno.

    ( ) A soja, a cana-de-açúcar, a laranja etc. são culturas bastantes praticadas no modelo agrícola moderno e de elevada escala de produção. Por outro lado, produtos tradicionais da mesa brasileira, como a mandioca, o milho, o feijão, as hortaliças etc., provêm da pequena agricultura.

    ( ) Na grande agricultura, as intensas mecanização e quimificação causam grandes impactos ambientais, a exemplo da degradação dos solos, das águas, da destruição da biodiversidade etc. Já na pequena agricultura, os impactos ambientais inexistem, uma vez que suas técnicas e seus métodos de produção não são destrutivos dos dois principais fatores de produção na agricultura (o solo e a água).

    A sequência correta é:

    #120547
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A globalização, que implica necessariamente uma relação dialética entre o local e o global, passando por uma ampla gama de estados intermediários (o regional, o nacional etc.), põe em destaque a importância do conceito de escala na Geografia.

    O fragmento do texto acima faz referência ao conceito de escala.

    #120546
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No bonde, no teatro, na rua, na igreja, falava-se mais o idioma de Dante que o da língua de Camões (...) Coisa realmente assustadora. A impressão de que íamos perder a nacionalidade, ser absorvidos, nos alterava”.

    Com base no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a produção da cidade como um território de múltiplas identidades, é correto afirmar que o texto:

    I – identifica os movimentos migratórios nas cidades brasileiras no início do século XX, quando vários alemães, falando o “idioma de Dante”, desembarcaram nos portos do país.

    II – aborda a forte presença dos imigrantes italianos no Brasil, entre o final do século XIX e o início do século XX, principalmente nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

    III – representa a emergência dos hábitos culturais lusófonos e italianos, que contribuíam para produzir o espaço urbano, no início do século XX, como cada vez mais “estrangeiro”.

    IV – narra o sentimento de preocupação dos brasileiros diante da crescente onda de imigrantes italianos, que desenhavam novas cenas para o cotidiano urbano local no início do século XX.

    Estão corretas:

    #120545
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A imagem abaixo aborda cenas da geografia e da história do Brasil, marcadas pelos constantes fluxos migratórios e pela luta dos cidadãos em busca da sobrevivência. Além da iconografia, a poesia, uma importante fonte para o estudo da geografia, também expressou essa realidade brasileira.



    O poema abaixo que melhor representa o quadro Os Retirantes, de Cândido Portinari, é:

    #120544
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    As imagens abaixo serão utilizadas nas questões 29 e 30.



    Sobre revolução técnico-científica e a reconfiguração dos espaços, as imagens da cidade de Essen, na Renânia, Alemanha, identificam:

    I – o conjunto de transformações econômicas e sociais, equilibrando o desenvolvimento sustentável da sociedade, ao reintroduzir as áreas verdes na cidade, conforme mostra a imagem C.

    II – a paisagem transformada pelo saber técnico-científico, conforme mostra a imagem C, onde a marcha urbana ex- pande-se vertical e horizontalmente.

    III – o descompasso entre o ritmo de funcionalidade do capitalismo, identificado nas imagens pela expansão industrial, e os ritmos da natureza. A integração entre campo e cidade cede lugar, em muitas metrópoles, à conurbação.

    IV - o desenvolvimento das tecnologias a partir da Revolução Industrial, alterando a relação entre campo e cidade. Os vínculos do núcleo urbano com o entorno rural, conforme mostram as figuras A e B, entram em declínio.

    V – a periurbanização, mostrando o espaço das metrópoles cada vez mais dividido em subespaços, diferenciados tanto pela idade das construções quanto pelas atividades industriais que nele se localizam.

    Estão corretas:

    #120543
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    As imagens abaixo serão utilizadas nas questões 29 e 30.



    Acerca da Revolução Industrial e dos impactos na produção do espaço geográfico, é INCORRETO afirmar que as imagens ao lado representam:

    #120542
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    LITANIA DOS POBRES

    Os miseráveis, os rotos
    são as flores dos esgotos.
    São espectros implacáveis
    os rotos, os miseráveis.
    São prantos negros de furnas
    caladas, mudas, soturnas.
    São os grandes visionários dos
    abismos tumultuários.
    As sombras das sombras mortas,
    cegos, a tatear nas portas.
    Procurando o céu, aflitos
    e varando o céu de gritos.
    Faróis à noite apagados
    por ventos desesperados.
    Inúteis, cansados braços
    pedindo amor aos Espaços.
    Mãos inquietas, estendidas
    ao vão deserto das vidas.
    Figuras que o Santo Ofício
    condena a feroz suplício.
    Arcas soltas ao nevoento
    dilúvio do Esquecimento.
    Perdidas na correnteza
    das culpas da Natureza.
    (...)

    (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
    Analise as afirmações sobre o poema “Litania dos pobres”, de Cruz e Sousa e, em seguida, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F).

    ( ) O poema é composto por dísticos rimados que lhe conferem musicalidade – característica comum do Simbolismo.

    ( ) A temática central gira em torno da denúncia social, muito comum entre os simbolistas que se preocupavam demasiadamente com as questões sociais.

    ( ) Ele possui alto poder sugestivo, trazendo, através de adjetivos, qualificadores para definir os miseráveis.

    ( ) Apresenta várias características típicas do Simbolismo como a subjetividade, o universalismo e a racionalidade.

    A sequência correta é:

    #120541
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    LITANIA DOS POBRES

    Os miseráveis, os rotos
    são as flores dos esgotos.
    São espectros implacáveis
    os rotos, os miseráveis.
    São prantos negros de furnas
    caladas, mudas, soturnas.
    São os grandes visionários dos
    abismos tumultuários.
    As sombras das sombras mortas,
    cegos, a tatear nas portas.
    Procurando o céu, aflitos
    e varando o céu de gritos.
    Faróis à noite apagados
    por ventos desesperados.
    Inúteis, cansados braços
    pedindo amor aos Espaços.
    Mãos inquietas, estendidas
    ao vão deserto das vidas.
    Figuras que o Santo Ofício
    condena a feroz suplício.
    Arcas soltas ao nevoento
    dilúvio do Esquecimento.
    Perdidas na correnteza
    das culpas da Natureza.
    (...)

    (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
    Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas acerca da relação entre os aspectos expressivos, gramaticais e semânticos do fragmento do poema:

    ( ) Na expressão “prantos negros” (v.5), o poeta lança mão de uma figura de linguagem denominada sinestesia.

    ( ) O substantivo “céu”, na sexta estrofe, tem seu sentido modificado em função dos verbos que o acompanham.

    ( ) O substantivo próprio “Espaços”, na oitava estrofe, evoca um ser superior a quem se dirige a súplica justificada pelo título do poema.

    ( ) A unidade de sentido do poema é perturbada pelo fenômeno da elipse, cujo referente não é recuperado no próprio texto.

    A sequência correta é:

      #120540
      Concurso
      UFCG
      Cargo
      Vestibular
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      LITANIA DOS POBRES

      Os miseráveis, os rotos
      são as flores dos esgotos.
      São espectros implacáveis
      os rotos, os miseráveis.
      São prantos negros de furnas
      caladas, mudas, soturnas.
      São os grandes visionários dos
      abismos tumultuários.
      As sombras das sombras mortas,
      cegos, a tatear nas portas.
      Procurando o céu, aflitos
      e varando o céu de gritos.
      Faróis à noite apagados
      por ventos desesperados.
      Inúteis, cansados braços
      pedindo amor aos Espaços.
      Mãos inquietas, estendidas
      ao vão deserto das vidas.
      Figuras que o Santo Ofício
      condena a feroz suplício.
      Arcas soltas ao nevoento
      dilúvio do Esquecimento.
      Perdidas na correnteza
      das culpas da Natureza.
      (...)

      (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)


      Julgue corretas (C) ou erradas (E) as assertivas que comparam o poema “Litania dos Pobres”, de Cruz e Sousa, com a charge que segue:

      ( ) A charge confirma a condição humana de visionário miserável ilustrada no poema.

      ( ) A temática da charge nega a condição divina como suporte salvador da condição de pobreza desenhada no poema.

      ( ) O poema revela a incredulidade do pobre que tudo pode obter com a fé divina, reforçada na charge.

      ( ) A charge e o poema são gêneros intrinsecamente diferentes e, portanto, não se complementam em termos de temática, não podem, pois, ser comparados.

      A sequência correta é: